Não se surpreenda ao se deparar no corredor de algum hospital ou abrigo de Joinville com Homem-aranha, a Mulher-Maravilha, o Capitão América ou a Mulher-gato. Na verdade, esses super-heróis fazem parte de um grupo de amigos que realizam ações em prol da comunidade. Uma vez por mês, eles deixam mais alegre o dia das crianças do Hospital Infantil, do Lar Abdon Batista e dos pacientes da Fundação Pró-Rim.

Continua depois da publicidade

A coordenadora Juliana Preis conta que o Projeto Anjos de Plantão surgiu em 2015 com o propósito de fazer o bem. “Durante as visitas aos hospitais e abrigos, nós brincamos com as crianças, levamos desenhos para pintar com elas. Quando é possível, levamos lembranças, como as máscaras de super-heróis”, conta

As atividades acontecem uma vez por mês e geralmente aos finais de semana, já que os voluntários têm seus compromissos durante a semana. Segundo Juliana, desde quando o projeto começou ocorreram mudanças significativas no comportamento das crianças e outros pacientes visitados. “Quando as visitas são no hospital, a gente leva uma mensagem de motivação, além de brincar com elas. Dizemos que trouxemos a fórmula da força e que ela é colocada junto ao soro para que as crianças consigam recuperar a saúde. E o retorno que a gente tem dos funcionários do hospital é que, depois das passagens dos super-heróis, as crianças têm uma aceitação melhor do tratamento que estão recebendo. E isso para nós é muito gratificante”, afirma.

Para manter o projeto com a compra e manutenção de fantasias, por exemplo, os voluntários fazem eventos. Também realizam outras ações para ajudar crianças necessitadas como a venda de rifas e arrecadação de donativos.

Continua depois da publicidade

Atualmente, o grupo é formado por 18 voluntários que fazem as visitas e nove apoiadores. “Esses apoiadores não fazem as visitas, mas ajudam arrecadando brinquedos, vendendo rifas, embalando os presentes. E quando acontece algum imprevisto com um dos voluntários, ele veste a fantasia e assume o posto de super-herói”, revela a coordenadora

O grupo sempre busca mais voluntários, mas para participar é preciso compromisso com a causa. “Quando existe o interesse de um voluntário em vestir uma fantasia, ele precisa estar atento a algumas regras. Nós não temos heróis repetidos, e o voluntário não tem permissão para comprar a sua fantasia. Nós realizamos eventos para essa aquisição. E quando o voluntário, por algum motivo, sai do projeto, essa fantasia, de propriedade do grupo, é repassada para outra pessoa considerando a assiduidade das suas ações”, explica.

Quem quiser participar ou conhecer os Anjos de Plantão tem mais informações no e-mail: projetoadp@gmail.com.