Ações que aproximam a escola da comunidade. É com esse objetivo que os estudantes do turno integral do ensino médio da Escola de Educação Básica Engenheiro Annes Gualberto realizam projetos que refletem diretamente no cotidiano dos moradores dos bairros Aventureiro e Iririú, em Joinville. Entre eles, a revitalização da quadra de esportes comunitária da Praça Mãe Peregrina, no Iririú, perto do Centro Social Urbano.

Continua depois da publicidade

Veja 5 direitos do consumidor na Black Friday

Segundo Rosana Sales, coordenadora do Programa Ensino Médio Integral, responsável pelos projetos, primeiro os alunos escolhem um tema, como meio ambiente e saúde. Depois, elaboram um projeto, no qual ouvem a comunidade para definir o trabalho.

– A etapa seguinte é colocar tudo em prática. Os alunos das turmas da segunda série estão trabalhando na reforma, que inclui construção e pintura do muro, colocação da grade e limpeza do campo de areia. Tudo com a ajuda de pais, professores, associação de moradores e comércios dos dois bairros, que doaram materiais para a revitalização da quadra – explica a professora.

A previsão é de que a revitalização da quadra de esportes seja concluída no mês que vem. Outra ação realizada pelos estudantes é conscientização e a sensibilização dos animais de rua.

Continua depois da publicidade

– Em parceria com a vereadora Tânia Larson, que também é protetora de animais, os estudantes estão adquirindo conhecimento e desenvolvendo habilidades de responsabilidade social sobre o tema” –destaca. Nesse projeto, os alunos também arrecadam nas ruas tampas plásticas, que são revertidas para a compra de ração.

Rosana destaca que, por meio do Programa de Ensino Médio Integral, é possível desenvolver habilidades sociais e de responsabilidade com os estudantes, por meio de trabalhos fora do espaço escolar com a comunidade.

– Também conseguimos melhorar os espaços de convivência da escola, dando aos alunos autonomia para criarem um ambiente familiar, desenvolvendo a criatividade e a colaboração – ressalta.

Entre essas ações está a mobilização dos alunos para criação de uma sala de jogos dentro da escola. A professora conta que, depois de desenvolver o projeto, eles agora estão fazendo a coleta de latinhas, que depois são vendidas para empresas de material reciclável.

Continua depois da publicidade

– Eles também fazem arrecadação espontânea nos semáforos dos bairros. Além dos jogos, esse ambiente vai proporcionar mais integração entre os alunos.

O Programa Ensino Médio Integral é com as turmas das primeiras e segundas séries do ensino médio, desde o ano passado, e tem como parceiros o Instituto Ayrton Senna, a Secretaria de Estado de Educação e a Gerência de Ensino de Joinville.

 

Leia também:

Repasse do Estado ao Hospital São José está atrasado