Estudantes de Joinville estão em clima de comemoração. Eles venceram a etapa regional do Torneio de Robótica First Lego League, em Rio do Sul. O tema da competição era a órbita. Os alunos da Escola Municipal Professora Zulma do Rosário Miranda conquistaram o troféu na categoria projeto de pesquisa, depois de criarem um "Gari Espacial".
Continua depois da publicidade
– Depois de muitas pesquisa e contatos com funcionários da Nasa, nós desenvolvemos o projeto de uma espaçonave que faria o recolhimento do lixo que fica no espaço – revela estudante Larissa Jussara Branco.
Já os alunos da Escola Municipal Curt Alvino Monich venceram na categoria trabalho em equipe. O estudante Alisson Benta, um dos vencedores dessa categoria, conta que os jurados avaliaram todo o envolvimento da equipe na competição. "Eles observaram desde as nossas anotações do projeto, a relação do grupo no desenvolvimento da pesquisa até apresentação do projeto nos dois dias da competição", destaca.
A competição foi uma oportunidade para os estudantes testarem os conhecimentos adquiridos em sala de aula. Desde o ano passado, o ensino da robótica foi incluído como disciplina opcional nas escolas do município. "Até agora, 1.800 alunos do sexto ao nono ano tiveram as aulas da disciplina", ressalta Fernando Lopes, diretor de tecnologia da Secretaria de Educação de Joinville.
Continua depois da publicidade
Crianças do Parque Guarani recebem doação de brinquedos
Um dia especial para as crianças que moram no Parque Guarani. Elas receberam brinquedos doados pelos funcionários da Companhia Águas de Joinville, arrecadados em uma campanha interna da empresa. A ação aconteceu no dia 24 de outubro.
As cerca de 30 crianças são atendidas no Centro de Referência em Assistência Social (Cras) e, além de ganhar os presentes, os pequenos também assistiram a uma peça de teatro de bonecos apresentado pela equipe de educação socioambiental da companhia. Charles Ponick, morador da região e pai de Bryan, de seis anos, aprovou a interação com os pequenos. "A doação dos brinquedos envolveu as crianças, e o teatro foi muito bom também, ensinou como cuidar da água", diz.