Oficinas de saúde, acompanhamento psicológico para as mulheres, auxílio com a documentação de posse do terreno. Essas apenas são algumas ações realizadas na comunidade quilombola, Beco do Caminho Curto, localizada em Pirabeiraba. A iniciativa é da Univille, por meio do projeto integrado de ensino, pesquisa e extensão.
Continua depois da publicidade
Impasse atrasa trabalhos de tapa-buracos em Joinville
O objetivo do projeto, que vai durar dois anos e começou em 2018, é promover a cidadania por meio de ações que levam em conta a cultura e os costumes locais. É lá que acadêmicos e professores estudam a realidade local, realizam trabalhos voluntários e vivenciam na prática as questões de racismo e resistência na sociedade.
– A palavra quilombo certamente remete às pessoas ao tempo de escola, em que o professor falava sobre a época do Brasil Colônia, dos esconderijos criados por escravos fugitivos. São temas que parecem estar longe e apenas no passado, mas que geraram consequências que refletem até os dias de hoje – ressalta o professor Jonathan Prateat, do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros da Universidade, um dos envolvidos no projeto.
A comunidade está em processo de certificação como quilombola pelo governo federal, o que vai permitir a regularização da área e o acesso a políticas públicas.
Continua depois da publicidade
Na região moram cerca de 50 famílias que juntas somam mais de 150 pessoas, formadas principalmente por descendentes afro-brasileiros.
Últimos dias para ajudar crianças carentes
A campanha Árvore do Bem chegou na reta final. Quem quiser alegrar o Natal das crianças ainda pode com doações de brinquedos. Os presentes podem ser entregues até esta terça-feira (17) na rede de mercados Condor e na sede da NSC TV, no bairro Saguaçu, em Joinville. Os brinquedos precisam ser novos, devem estar embalados, identificados (para menino ou menina) e com indicação de idade.
Os presentes serão distribuídos para as crianças da Associação Ecos da Esperança, Associação Instituto Moriá, e para os Centros de Educação Infantil Jardim Sofia, Marilene dos Passos Santos e Lírio do Campo. A entrega será 19 de dezembro. Será uma tarde especial e contará com a presença do papai Noel, que vai percorrer as cinco entidades para fazer as doações.