No dia 16 de março vai ter ação de limpeza da praia de da trilha do Grant, em Barra Velha, com o encerramento do projeto Ação Praia Limpa. Será a partir das 9 da manhã. A iniciativa é da Eco Local Atividades Ambientais e também inclui atividades de educação ambiental, aula de ioga, música, distribuição de frutas e água, além do sorteio de brindes.
Continua depois da publicidade
De dezembro a março foram realizadas 20 ações do projeto. Nesse período quase seis toneladas de resíduos foram retirados das praias de Barra Velha, Penha, Piçarras, São Francisco do Sul e Balneário Camboriú. Todo o material coletado foi transformado em produtos sustentáveis.
Estudantes de Joinville participam do Festival de Robótica no RJ
Construir e programar um robô. Esse é o desafio de estudantes do ensino médio do SESI/SENAI de Joinville, que participam do Festival SESI de Robótica. O evento acontece entre 15 e 17 de maço, no píer Mauá.
Eles disputam a competição com mais de 1,2 mil alunos de escolas públicas e particulares que colocam, na prática, o aprendizado em ciências, matemática, física e outras disciplinas ligadas à tecnologia. Separados por categorias, os estudantes vão encarar três desafios: o Torneio SESI de Robótica FIRST LEGO League (Robótica com Lego), o FIRST Tech Challenge (Desafio Tecnológico) e a F1 in Schools (F1 nas Escolas).
Continua depois da publicidade
A equipe de Joinville é a única representante de Santa Catarina na categoria FIRST Tech Challenge (Desafio tecnológico), que estreia no evento este ano. O grupo está trabalhando desde o início do ano nas diversas etapas que são previstas na competição: o desenvolvimento de um plano de negócios, a realização do projeto e criação de um robô capaz de realizar atividades de forma autônoma até ações voltadas à comunidade, disseminando a importância do acesso à ciência e tecnologia.
O robô do FTC terá de cumprir missões, de maneira autônoma e por rádio controle, em uma arena que também tem como tema o espaço. No desafio Rover Ruckus (Aventura espacial), os robôs precisam recolher minerais na superfície de um outro planeta. Diferentemente do Torneio de Robótica, pois no acaso de alguma pane da máquina, o competidor não poderá interferir.
Haverá disputas em duplas e individuais. Quem recolher mais minerais, conquista a vitória. A melhor equipe ganha uma vaga para o World Festival, nos Estados Unidos.