Uma força-tarefa foi resultou na retirada de mais de quinze sacos de resíduos da Boca da Barra do Rio Itapocu, durante ação realizada por meio de uma parceria entre a Fundação Municipal do Meio Ambiente, ONG Eco Local e Projeto Guardiões da Natureza. A equipe também recolheu lixo encontrado próximo à Lagoa de Barra Velha. A principal intensão com a atividade foi evitar que todo o material fosse levado pela maré.

Continua depois da publicidade

A Fundação Municipal do Meio Ambiente ressalta que esses pontos na Boca da Barra do Rio Itapocu são Área de Preservação Permanente (APP) e possuem vegetação de manguezal – protegida por lei federal – e vegetação de restinga. É proibido jogar lixo, fazer fogueira, acampar ou estacionar nessas áreas.

Durante a retirada dos materiais os técnicos da Fundação Municipal do Meio Ambiente constataram ainda que houve o descarte irregular de resíduos volumosos, como móveis e eletrodomésticos nas áreas de preservação. A principal orientação da Fundema aos moradores e visitantes é para que recolham o lixo gerado para que o descarte seja feito de maneira correta.

Continua depois da publicidade