Palestra com os presidentes das academias de Letras do Paraná e de Santa Catarina marcará as comemorações da Academia Joinvilense de Letras. A instituição completa 50 anos de fundação em novembro de 2019 e realiza um encontro para discutir sobre literatura, intercâmbio de talentos e a realidade dos núcleos acadêmicos. As palestras serão realizadas no próximo dia 14 de novembro, às 19h, na Sociedade Harmonia-Lyra. A entrada é gratuita.

Continua depois da publicidade

Entre os palestrantes, o presidente da Academia Paranaense de Letras, Ernani Lopes Buchmann. Ele tem 16 livros publicados, abrangendo gêneros como crônicas, romance e pesquisa histórica. O escritor vai falar sobre “O intercâmbio de talentos da literatura entre Santa Catarina e Paraná". O tema é, considerado por ele, atual devido à proximidade e troca cultural entre os dois Estados.

Já o presidente da Academia Catarinense de Letras, Liberato Manuel Pinheiro Neto, vai abordar sobre como "As academias e a literatura em Santa Catarina – a proliferação daquelas e a deterioração destas.". O escritor é professor universitário aposentado, poeta e jornalista, e membro da Academia Catarinense de Letras, da Associação Catarinense de Imprensa, da Associação Cultural Poemas à Flor da Pele e coordenador do projeto comunitário Confraria da Leitura na Barra da Lagoa, em Florianópolis. Tem sete livros publicados nos gêneros de poesia e contos, e está presente em diversas antologias no País.

A Academia Joinvilense de Letras (AJL) foi fundada em 15 de novembro de 1969 e é a segunda mais antiga academia de Letras de Santa Catarina – antes dela só havia a Academia Catarinense de Letras (ACL), fundada em 1920 e que ganhou expressividade na década de 1960.

Continua depois da publicidade

Schützenfest começa nesta quinta-feira

Nesta quinta-feira (7) começa a 31ª Schützenfest, a Festa de Atiradores do Brasil. Os portões do Parque Municipal de Eventos abrem às 18 horas e para às 20 horas começa a Cerimônia de Abertura da festa. Todos os camarotes, no piso superior do Pavilhão A, estarão abertos neste ano para os visitantes da festa. “Queremos proporcionar conforto e uma visão privilegiada para a população. Durante a cerimônia, muitos integrantes da festa ocupam o espaço em frente ao palco. Dessa forma, será muito melhor assistir a abertura lá de cima, dos camarotes”, explica Marilene Giese, da CCO da 31ª Schützenfest. Na quinta-feira a entrada no Parque de Eventos é livre para todos os públicos. Desde as 18 horas a Praça de Alimentação estará funcionando.