Nesta quarta-feira, dia 20, Santa Catarina estará representada no Programa da Fátima Bernardes, na NSC TV, pela Banana da região de Corupá, que é considerada a mais doce do Brasil.

Continua depois da publicidade

Esse reconhecimento começou em 2005, quando o Sebrae/SC, em parceria com a Associação dos Bananicultores da Região de Corupá, a ASBANCO, iniciaram o processo para conquista do selo de Indicação Geográfica (IG) para o produto. A certificação, conquistada pela Banana de Corupá em 2018, é dada aos produtos que apresentam uma qualidade única e característicos do seu local de origem. É o caso, por exemplo do “Vinho do Porto”, de Portugal e da “Champagne”, da região de Champagne, na França.

O programa Encontro com Fátima Bernardes, na NSC TV, começa às 10h da manhã
O programa Encontro com Fátima Bernardes, na NSC TV, começa às 10h da manhã (Foto: Associação dos Bananicultores da Região de Corupá/divulgação)

Esse selo é uma conquista, já que um produto com essa certificação ganha valor de mercado, alimentando a cadeia produtiva da região, com estímulo ao turismo, por exemplo. Por isso, o Sebrae/SC não parou e atualmente lidera o processo de conquista da indicação geográfica para as Ostras de Floripa, o Camarão de Laguna, Cachaça e Banana de Luiz Alves, Linguiça Blumenau, Vinhos de Altitude de Santa Catarina, Maça Fuji da Região de São Joaquim e Mel de Melato de Bragatinga do Planalto Sul Brasileiro.

“Essa participação especial no Programa da Fátima Bernardes, falando especificamente sobre a IG da Banana de Corupá, nos deixa muito orgulhosos e prova o valor que esse reconhecimento tem para o desenvolvimento da economia local. Santa Catarina estará muito bem representada”, comemora Alan Claumann, gestor dos projetos de IG do Sebrae/SC. 

Continua depois da publicidade