Floripa está em contagem regressiva para abrir as portas da CASACOR, edição de 2021. Mesmo diante de um segundo ano de incertezas, a opção foi tentar encarar o desafio e fazer diferente. Passados meses de avaliações, planejamento e, literalmente, mão na massa, agora falta pouco para a concretização de mais uma mostra. O evento deste ano ocupará o repaginado imóvel Espaço +UM, na SC-401, que inaugura com a abertura da mostra, no próximo dia 18 de julho e segue até 29 de agosto. A coluna teve acesso alguns espaços e revela – com exclusividade – detalhes destes ambientes.
Continua depois da publicidade

O arquiteto Jeferson Branco vai usar seu Estúdio Manifesto, espaço de 51m² que assina na mostra para falar sobre a desvalorização dos bens naturais e o extrativismo desenfreado no Brasil. Entre tantas causas que quer provocar com o seu projeto, Branco vai expor no seu espaço, Meu.coração.queima, exemplares de rochas exóticas extraídas na Bahia e Minas Gerais. Estes materiais são – majoritariamente – exportadas para EUA e Ásia, nos privando das próprias belezas naturais.

Michael Zanghelini, um dos principais nomes da nova geração catarinense, vem – ao longo dos anos – imprimindo fortemente em cada projeto a sua relação com os materiais naturais.

Para esta edição, Zanghelini criou o Loft Naturalle. Como o próprio nome adianta, o espaço quase monocromático traz escolhas criativas como a madeira em seu estado rústico – em contraponto com o mobiliário de design sofisticado e a iluminação criada a partir de perfis magnéticos. Michael que, recentemente ampliou o time de seu escritório, é um entusiasta do equilíbrio de estilos.

O Collab composto pelos escritórios Fábio Vitorino Arquitetura e Vitorino Kokowise Arquitetos assinam um espaço inspirado na arquitetura europeia, trazendo uma releitura do clássico para a atualidade num conceito contemporâneo. Uma mistura de estilos que vai dar origem a Casa Pormade. Este projeto é resultado da soma de competências e de criatividade de duas duplas que atendem o mercado de forma independente, mas que se uniram de forma colaborativa nesta edição da mostra.
Continua depois da publicidade

O casal Chara Kokowise e Lucas Vitorino, que comandam o escritório Vitorino Kokowise Arquitetos, imprimem em seus projetos conceitos e experiências absorvidas em suas constantes viagens de pesquisa e intercâmbios no exterior. O escritório vem atuando em diversas áreas da arquitetura, desde projetos de interiores, arquitetônicos e desenvolvimento de empreendimentos de grande escala. Em sua estreia na CASACOR SC 2019, se destacaram com o ambiente funcional “Espaço do jornalista”.

Já Fábio Vitorino e Laís Forte recentemente retornaram de uma temporada em Portugal, onde Laís fez seu mestrado. A dupla chegou a desenvolver projetos naquele país, experiência que garantiu grande aprendizado profissional para aplicar no escritório que acabam de fundar em parceria. Fábio acumula uma experiência de três edições da CASACOR associado com outros profissionais.
A mostra CASACOR Florianópolis 2021 acontece de 18 de julho a 29 de agosto no ESPAÇO+UM em Santo Antônio de Lisboa.