A jornalista e apresentadora do Bom dia SC, Eveline Poncio, foi homenageada nesta tarde no gabinete do Prefeito Gean Loureiro. Com o encerramento da Safra da Tainha no último sábado, dia 31, a Superintendência Municipal da Pesca, Maricultura e Agricultura criou este ano um troféu para homenagear o 1° e o 2° colocado dos ranchos de pesca que tiverem os maiores lanços de Florianópolis. Para também valorizar aqueles que dão a notícia e valorizam a cultura local, o troféu em homenagem ao pescador com mais idade cadastrado na safra, Aurino Sabino dos Santos de 89 anos, foi batizado de Troféu Eveline Poncio.

Continua depois da publicidade

Habib’s fecha as portas em Floripa

Eveline Poncio com Seu Aurino Sabino dos Santos, de 89 anos, foi o pescador mais experiente cadastrado na Safra de 2021
Eveline Poncio com Seu Aurino Sabino dos Santos, de 89 anos, foi o pescador mais experiente cadastrado na Safra de 2021 (Foto: Cristiano Andujar/Divulgação)

A honraria é merecimento de uma profissional dedicada e humilde: “Ao longo da nossa profissão de jornalista, aprendemos muitas coisas, e vamos adicionando esses aprendizados à nossa caminhada. Já entrevistei muitas autoridades, pessoas altamente diplomadas e grandes empresários. Mas é com as pessoas simples, sentados numa cadeira de palha, numa conversa informal que sempre aprendi mais” confessa Eveline.

Foi desta forma que recém chegada à ilha a jornalista sentou ao lado do seu Getúlio Manoel Inácio, conhecido pescador do sul da ilha e pediu, com toda humildade que ele a ensinasse tudo o que ela precisava saber sobre a tradição da pesca da tainha, reconhecendo sem vergonha alguma a falta de conhecimento sobre a atividade. Com muita paciência, Seu Getúlio sentou ao seu lado e começou ali uma aula que banco de escola nenhum poderia proporcionar. Começou também, naquele exato momento, uma linda história de amor e respeito pela atividade da pesca artesanal e pelos pescadores da ilha.

Petz vai abrir loja em imóvel histórico no centro de Floripa

Continua depois da publicidade

Todos os anos Poncio vai aos ranchos de pesca acompanhar pescadores, suas histórias em reportagens que envolvem a safra da pesca da tainha. Este ano, depois de uma entrevista ao vivo na Rádio CBN e depois de fazer uma sugestão ao secretário de pesca de Florianópolis, Adriano Weickert, a jornalista da NSC teve a felicidade em entregar um troféu ao pescador mais antigo em atividade na Safra de 2021, “Essa foi minha sugestão, homenagear o pescador há mais tempo ainda em atividade, e que ajuda a manter e perpetuar a tradição da pesca na capital” celebra Eveline.

O homenageado foi o seu Aurino Sabino da Silveira, de 89 anos, que começou a pescar aos 15 anos, se especializou como vigia de rancho e nunca parou! Ele, aliás, faz parte justamente da equipe do rancho do seu Getúlio, que infelizmente nos deixou em 2018.

O troféu, para a surpresa da comunicadora, levou seu nome: Troféu Eveline Poncio. Emocionada, Poncio afirma que: “Representa de alguma forma todos os colegas de imprensa e todos os apaixonados pela ilha, os nascidos ou adotados, como é o meu caso. Vida longa à cultura, tradição e à pesca da Tainha”!

Receba notícias de Florianópolis e região pelo WhatsApp