No décimo primeiro mês do ano, a cor azul destaca a importância do cuidado dos homens com a saúde. De acordo com o médico gastroenterologista Nelson Cathcart Jr, durante o Novembro Azul, que busca fazer uma conscientização sobre o câncer da próstata, é interessante lembrar que esse cuidado com a saúde ainda precisa romper algumas barreiras e tabus. Ainda mais sobre os dois cânceres que mais acometem os homens no Brasil, o de próstata e de intestino.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
O médico enfatiza que em muitos casos, o desconhecimento dos homens sobre a gravidade desses cânceres faz com que surjam tabus e preconceitos sobre a realização dos exames.
Como em qualquer doença, quanto antes for feito o diagnóstico, maiores são as chances de tratamento e de cura. E no caso do exame do toque, que ajuda na prevenção do câncer de próstata, o profissional comenta que ainda existe um melindre por parte de alguns homens. “É preciso compreender que exames como do toque, combinados com de sangue e imagem ajudam muito no diagnóstico precoce da doença. Assim como a colonoscopia, que possibilita a identificação e a retirada de lesões já durante o procedimento”, explica.
Leia também
Catarinense lança marca de biquínis na Times Square
Continua depois da publicidade