“A Jornada de Fahim”, com 230 páginas e que começou a ser escrita em 2018, marca a estreia de João Pina na literatura. Nascido em Fortaleza, no Ceará, e morando desde os três anos de idade em Florianópolis, o autor lança na terça-feira, dia 8 de novembro, o livro na Fundação Cultural BADESC. O evento é gratuito e começa às 18h30 na Rua Visconde de Ouro Preto, 216, no Centro da Capital.

Continua depois da publicidade

A publicação, formada por 37 capítulos e que segue uma narrativa em terceira pessoa, não tem fotos no interior. O autor comenta adianta que a publicação narra a história de Fahim, um adolescente de 15 anos que vive no Afeganistão e decide abandonar o mundo que conhece para ir em busca da salvação de sua irmã mais nova, que foi diagnosticada com um câncer raro. A manobra que deve fazer é arriscada, mas a única que vê possível para reunir o dinheiro necessário para salvar o tratamento da irmã: migrar para a Inglaterra. Fahim se junta a outros garotos no percurso, mas os desafios são inúmeros: travessias por montanha e mar até alcançar o seu objetivo.

João Pina é graduado em Relações Internacionais pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e especializado em migrações transnacionais pelo programa Transnational Migrations (MITRA), na Europa, e trabalha numa ONG na promoção dos direitos dos migrantes e refugiados e sua inserção laboral em Chapecó.

Leia também:

Cooperativa Uniprime Pioneira chega a Balneário Camboriú

Continua depois da publicidade

Confira as fotos da terceira edição da Confraria Itapema

Veja as fotos do show de 25 anos do Jota Quest em Santa Catarina

André Sodré faz apresentação gratuita na véspera do feriado em Florianópolis

Arquiteto que projetou estádio da final da Copa do Mundo no Catar estará em Florianópolis

Pedro Barros visita obra da maior pista de Street Skate de Floripa

Camerata Florianópolis faz tributo a Led Zeppelin em novembro