Depois da crise provocada pela Covid-19, os Estados Unidos já vivenciam outro grande problema na área de saúde: o início de uma onda de distúrbios mentais, incluindo aumento de casos de depressão, abuso de drogas e álcool e estresse sem precedentes.
Continua depois da publicidade
Um serviço de atendimento pelo telefone, semelhante ao nosso Disque 188, do Centro de Valorização da Vida (CVV), já registrou nos EUA aumento de 1.000% nos atendimentos em abril.
Aqui no Brasil um estudo preliminar – feito pela Universidade do Estado do Rio (UERJ) em 23 estados – indicou que os casos de estresse e ansiedade mais que dobraram no período de 20 de março a 20 de abril.
Foi pensando em ações de preservação da saúde mental, que uma escola de ensino técnico de Florianópolis criou o serviço chamado "Vamos conversar?". É um canal de atendimento para que os estudantes possam compartilhar seus sentimentos, incertezas e medos neste período.

"Além do suporte pedagógico, entendemos que é nossa missão nesse momento tão delicado oferecer apoio emocional, cuidando também da saúde mental dos nossos alunos, o que certamente será um diferencial em suas vidas no pós-pandemia. Dar suporte e fortalecê-los emocionalmente é uma das formas de tornar estes futuros profissionais mais preparados para exercer o seu trabalho e se relacionar com todos", explica a pedagoga e diretora da Escola Técnica Geração, Ana Paula Calaes.
Continua depois da publicidade