O empresário Klaiton de Souza da Silva, de 36 anos, criou uma ação solidária na praia do Campeche que merece aplausos de toda a cidade.
Continua depois da publicidade
> Receba notícias de Florianópolis e região em seu WhatsApp
No início da pandemia, com muitas pessoas começando a passar dificuldades, Kaká, manezinho da Ilha e dono de uma lavação de automóveis, teve a iniciativa de colocar um armário em frente ao seu negócio para receber – voluntariamente – alimentos não perecíveis. Entretanto, por causa da chuva, ele alterou a estrutura, passando a oferecer uma geladeira como local de recebimento dos alimentos.
A iniciativa, que logo foi bem aceita pela comunidade do Campeche, transformou-se num ponto de encontro do bem. Pessoas anônimas – sempre que podem – deixam alimentos que são, diariamente, consumidos por quem precisa. A geladeira, que fica na Rua Tereza Lopes, nº 135, foi pintada, e não demorou para se transformar num dos grandes símbolos de solidariedade da comunidade.
Desde que começou a iniciativa, infelizmente maus exemplos também foram observados. Na primeira vez que o empresário colocou uma cesta básica dentro do equipamento, uma pessoa parou o carro e levou tudo que havia dentro da geladeira.
Continua depois da publicidade
A atitude do esganado não desanimou o manezinho e fez com que Kaká aprimorasse a logística da ação. Como a ideia é de compartilhar os alimentos, o empresário recolhe a comida embalada e distribui os produtos separadamente, tornando o espaço ainda mais democrático.

Também já aconteceu de pessoas colocarem restos de comida dentro do equipamento. Entretanto, a geladeira não é energizada e funciona apenas para coletar comida não perecível.
Kaká enaltece o fato de que há muito mais gente colaborando do que atrapalhando o projeto. Alguns moradores costumam passar na geladeira antes de ir ao mercado para consultar qual produto devem comprar para colaborar.
> Nova planta rara nunca vista no mundo é encontrada em Santa Catarina
O empresário continua empolgado em poder contribuir com a população e já desenha novos pontos para implantar o projeto. E Kaká sonha alto: a ideia do empresário é ajudar quem precisa, espalhando outras geladeiras em comunidades carentes.
Continua depois da publicidade
E como dizia o presidente da sociedade alternativa, Raul Seixas: “Sonho que se sonha só, é um sonho que se sonha só, mas sonho que se chama junto é realidade”!
Na manhã deste sábado, a geladeira já havia recebido alguns itens, veja:


Leia também:
> ‘É sobrenatural’, diz marido de Paulo Gustavo sobre luta do ator contra Covid
> Bombeiro recuperado da Covid-19 em SC valoriza médicos e enfermeiros: “vão chorar com você”