“Revolixonários”, produzido e dirigido pelo paulistano Thiago Eduardo, radicado em Itajaí, apresenta de forma realista e ao mesmo tempo otimista, a relação humana com o lixo que produz e a forma como as pessoas estão engajadas em transformar “o mundo do plástico” em algo sustentável. Muito além de um documentário, a proposta cria um registro sobre a atual problemática ambiental e como a sociedade brasileira vem lidando com tais dificuldades em busca de soluções viáveis.
Continua depois da publicidade
O filme fundamenta-se no relato de especialistas, nas áreas de: ciência social, ciência política, ambiental, oceanografia, biologia e medicina, como o navegador Vilfredo Schurmann, Alexandre Turra, do Instituto Oceonográfico da USP, Marcos Sorrentino, docente do Departamento de Ciências Florestais Esalo da USP, João Malavolta, Diretor Executivo do Instituto Ecosurf, entre outros nomes.
O documentário traça paralelos entre problema, causa, efeito e solução, mostrando, de forma coesa e linguagem acessível os caminhos para instigar o espectador a ser um REVOLIXONÁRIO.
A construção do documentário expõe a realidade, abrindo espaço para o questionamento e percepção da participação individual do cidadão na questão ambiental, tanto como agente poluente, como também protagonista da solução. Na qualidade de uma obra artística, a proposta vai permitir o acesso a informação e conhecimento, oferecendo aos espectadores uma amplitude sobre o tema através de uma narrativa arrebatadora.

O média metragem, com 45 minutos de duração, filmado e finalizado em 4K, já está disponível para visualização na internet e distribuído de forma gratuita às instituições de ensino da rede pública de ensino, contribuindo para o livre acesso às fontes da cultura e o pleno exercício dos direitos culturais. Além disso, tem versões em libras e em áudio descrição.
Continua depois da publicidade