A tecnologia pode impactar na qualidade de vida das pessoas e pode ser utilizada para planejar cidades inteligentes. Estas e outras questões serão debatidas no 2º Congresso BIM CREA-SC, que este ano acontece de forma virtual, nos dias 21 e 22 de outubro. Na edição anterior, o evento reuniu centenas de profissionais das áreas de engenharia, arquitetura, empreendedorismo e incorporação, além de estudantes.

Continua depois da publicidade

Espécie de raio-x da construção civil, a revolucionária metodologia BIM permite criar digitalmente modelos virtuais precisos de uma obra e é capaz de fiscalizar todas as etapas, inclusive antes mesmo da execução. O que era manual e depois feito em 2D, agora é modelado em 3D, identificando inconsistências e erros que tendem a retardar e aumentar o custo do projeto. O Instituto do Coração e o novo aeroporto de Florianópolis (Floripa Airport), por exemplo, são projetos gestados e executados com o suporte do BIM.

“A metodologia BIM (Building Information Modeling – Modelagem de Informações da Construção) agrega eficácia e assertividade aos projetos e facilita todo o fluxo de execução e gestão das obras”, explica a engenheira civil Késia Alves da Silva, coordenadora do congresso.