Francisco Graciola, o Chico da FG, está de aniversário nesta terça-feira, dia 26. O criador de uma das principais construtoras do Brasil chega aos 70 anos quebrando todos os recordes de venda na região de Balneário Camboriú. Nesta data tão especial, conversamos com o empresário sobre entretenimento, família e também, claro, sobre Balneário Camboriú.
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Leo Coelho: O Senhor veio de uma família grande, com 12 irmãos. Trabalhou na roça, sofreu um acidente perdendo a visão de um olho. Com tantas dificuldades, um dia imaginou que seria um dos empresários mais respeitados do Sul do Brasil?
Chico Graciola: Eu sempre sonhei em ir além. Sabia que meu lugar não era apenas na roça. Queria transformar realidades. Morar na cidade foi um dos primeiros sonhos que realizei. Agarrei as oportunidades com todas as minhas forças. A perda da visão de um dos olhos eu posso dizer que foi um dos meus combustíveis. Eu poderia ter retraído, me vitimizado, mas não. Com honestidade e muita determinação construí meu legado.
Aos 14 anos, atendi ao convite de um tio, coloquei poucas roupas em uma mala e fui para Blumenau para exercer o ofício de barbeiro. Fui o primeiro da família a abandonar o trabalho na roça, mas nunca deixei para traz a minha história. E mais, levei um a um, irmãos e primos, para a cidade.
Sempre fui muito observador. Em poucos anos já tinha minha clientela, aluguei uma salinha pequena e comecei o meu próprio negocinho, abri minha barbearia. Depois, uma sala de costura, isso porque abrimos a barbearia perto da indústria Hering, e aí eles traziam aquelas camisas de malhas que a gente, nas horas de folga, corrigia a gola, a manga, pregava botão. Assim surgiram a Barbearia do Chico e, depois, a Barbearia, Lanchonete e Alfaiataria do Chico. Foram aparecendo outras lanchonetes para que a gente administrasse também. Em uma determinada época, eram 15 lanchonetes.
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LC: Balneário Camboriú é uma cidade que sempre carregou em seu DNA o entretenimento. Esta diversão que a cidade entrega aos seus moradores e visitantes ajuda também a vender apartamentos?
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Chico: FG e Balneário Camboriú são marcas com sinergia. Se olharmos para trás, anos 80, o mercado da construção civil era insipiente, tínhamos uma cidade em sua maioria dominada por casas. Mas, ao mesmo tempo, foi uma cidade que se abriu para o desenvolvimento. Junto com demais empresários, tenho muito orgulho de ter ajudado a transformar essa história e impactado a vida de milhares de pessoas. Com toda certeza, a somatória dos investimentos público e privado contribuem para trazermos um novo holofote para a cidade. Conquistamos no início do mês o índice de cidade com maior valorização imobiliária no país, vale destacar que até setembro de 2021, Balneário Camboriú ocupava a quarta posição no ranking do FipeZap, em dezembro subiu pela primeira vez para o terceiro lugar, deixando Brasília para trás. E, agora, em março de 2022 passou a ocupar a segunda colocação, bem próxima da valorização do coração comercial do país, São Paulo.
LC: A FG Empreendimentos está conectada com o conceito da verticalização de Balneário Camboriú. Outros locais, como a praia dos Amores, em Itajaí, e Jurerê Internacional, escolheram projetos mais horizontais. Quais os benefícios dos arranha-céus?
Chico: A verticalização é um processo que permite o desenvolvimento em áreas mais condensadas. O ângulo é sempre diferenciado. Os andares mais altos dos edifícios residenciais normalmente desfrutam de horizontes mais amplos, com maior incidência de sol e mais privacidade.
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LC: Atualmente a empresa é presidida pelo seu filho, Jean Graciola. Como foi o processo de sucessão dentro família?
Chico: A FG Empreendimentos é uma empresa familiar e tenho muito orgulho de compartilhar essa construção de marca com meu filho, Jean Graciola. Até 2001, nos dividíamos em outros empreendimentos, na administração dos negócios. Foi então que fundamos a FG Empreendimentos e focamos em Balneário Camboriú, nos empreendimentos surpreendentemente diferentes e, também, com o objetivo de superar os limites. E foi aí que houve uma transformação em Balneário, na virada dos anos 1990 para 2000. Trouxemos para Balneário a ideia de que cada condomínio deveria ter o seu espaço de lazer, de resort estilo home club. Piscina aquecida, academia, área de crianças, áreas para encontros de família. Foi uma novidade para região. Ampliamos a força de nossa marca, adquirimos terrenos, sempre pensando à frente. Foi a partir de 2007 que a empresa acelerou a busca por novas tecnologias e os planos pelo ineditismo, trazendo para a cidade prédios maiores. A partir de 2010 demos sequência ao nosso processo de governança corporativa e em 2012 tivemos a criação do nosso conselho, o qual eu presido e meu filho Jean passou a ocupar o cargo de presidente da companhia.
LC: Em 2022 a FG Empreendimentos bateu o recorde de vendas. Os antigos costumavam dizer que: o céu o limite. Existe limites para um empreendedor sonhador?
Chico: Não, o céu para mim nunca foi um limite. Sempre buscamos tocar as nuvens e estamos fazendo isso cada vez mais, almejando novos voos. Temos grandiosos projetos, que vão não apenas transformar o mercado da construção civil, mas criar um novo legado para toda a humanidade. Que venham os próximos anos para que possamos continuar investindo. Gosto de ressaltar sempre o legado que meus pais nos deixaram.
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LC: Sendo um empresário de sucesso, com uma grande fortuna consolidada, qual presente o Senhor pode pedir ao completar 70 anos?
Chico: Saúde. Bem-estar não apenas físico, mas com essa pandemia, também tivemos que aprender a valorizar a psique – não apenas focando em nossa saúde, mas do coletivo. Temos sonhos, projetos, mas antes de tudo, somos uma empresa que tem como seu maior capital os colaboradores. Esse é um sentimento intrínseco ao meu ser e faço questão de compartilhar com todos. Desde os tempos da roça eu fiz questão de trazer uma a uma para os negócios e assim fazemos até hoje. A meritocracia é um fator determinante e se desejamos nos tornar uma das maiores construtoras do mundo, é esse o legado que precisamos construir. Quebrar barreiras não apenas no campo da arquitetura, mas também mostrar que uma empresa sólida só é possível se tiver componentes felizes e valorizados. Nesse trilho também trago o destaque para a força das mulheres na construção civil, hoje já temos mais de 50% de nossos colaboradores formados por mulheres, em postos-chave, bem como em nossos canteiros de obra. Não é apenas sobre sonhar, é sobre acreditar e realizar.
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