Boa notícia para as pacientes da Maternidade Carmela Dutra que aguardam a cirurgia de reconstrução mamária pelo SUS, após tratamento do câncer de mama. Já começa a ser colocada em prática a campanha da Sociedade Brasileira de Mastologia – Regional Santa Catarina (SBM/SC), com objetivo de obter próteses e expansores mamários, cuja falta causa uma espera de até dois anos e uma fila de pelo menos 30 mulheres na instituição, uma das capacitadas ao atendimento ambulatorial e cirúrgico em mastologia na Grande Florianópolis. Só na Carmela Dutra são realizadas, em média, oito cirurgias mensais para tratamento da doença.
Continua depois da publicidade
O primeiro procedimento foi realizado com sucesso no dia 8 de novembro pela equipe que tem à frente o médico mastologista e associado da SBM/SC, Bráulio Fernandes, autor do projeto, que terá duração de seis meses. A aquisição das próteses e expansores mamários será realizada pela entidade, com apoio da empresa farmacêutica Libbs.
Nos últimos anos, a pandemia da Covid-19 trouxe uma redução nas cirurgias eletivas e estudos internacionais mostram uma diminuição de 11%, podendo chegar até 49% nas reconstruções pós-tratamento de câncer de mama. Segundo a Sociedade Brasileira de Mastologia, no Brasil essa situação não foi diferente.
Leia mais:
Continua depois da publicidade
Joana Castanheira lança terceiro álbum de estúdio com releituras de clássicos de pagode
Exposição em Florianópolis apresenta motos customizadas
Morre Nicholas Sirotsky, filho do empresário Sergio Sirotsky