Os banhistas que estavam na Ilha do Campeche, em Florianópolis, tiveram o privilégio de observar o espetáculo de uma baleia solitária neste domingo (2). No vídeo, infelizmente, fica difícil analisar as características para confirmar a que espécie pertence a baleia.

Continua depois da publicidade

Segundo a oceanógrafa Maria Fernanda, é comum as baleias franca aparecerem no início do inverno, podendo chegar antes da próxima estação. A estudiosa também informa que a franca vem do polo mais para a Região Sul do Brasil. Porém, tal espécie não possui nadadeira dorsal, como o animal do vídeo. A mais comumente encontrada na costa do Brasil, a jubarte, costuma aparecer no Nordeste, principalmente nas imediações da Bahia. 

> Receba notícias em seu WhatsApp clicando aqui

A espécie encontrada fazendo evoluções ao redor da Ilha do Campeche no último domingo tem uma nadadeira dorsal como o cachalote, raro na costa brasileira. Aliás, embora sejam confundidos com baleias por leigos, os cachalotes não pertencem à família das chamadas baleias verdadeiras (sem dentes), mas à família dos golfinhos, enfatiza a especialista.

Continua depois da publicidade

A visitante brincou muito, aproveitando o mar de águas cristalinas, dignas de cenário de cinema. Seu espetáculo durou até o momento em que dois jet skis e uma lancha se aproximaram. Descontente com a invasão, ela tomou o rumo da Joaquina, em busca de sossego.

O vídeo foi captado por Mônica Sobierajski e enviado pela querida jornalista Maristela Amorim, esposa do grande Tero Cavallazzi, moradores da paradisíaca praia da Armação do Pântano do Sul.

Leia mais:

Shopping Iguatemi passa a se chamar Villa Romana, em Floripa

Nova atração de Balneário Camboriú terá parque aquático e investimento de R$ 150 milhões

Governo aumenta imposto e força alta da gasolina em Santa Catarina