Dezembro chegou e com ele estão as festas de fim de ano. O relaxamento das medidas de segurança por parte da população, somado a imensa ansiedade de muitos equipamentos de entretenimento em todo o Brasil, estão contribuindo para o significante aumento dos casos de Covid no país. Muitos locais tradicionais de Florianópolis estão efetuando reservas para as festas de réveillon, um bom sinal para o aquecimento da economia local neste setor. Entretanto, a matéria apresentada no Fantástico do último domingo à noite, na NSC TV, produzida pela jornalista catarinense Sônia Bridi, retrata – com detalhes – as atitudes equivocadas de boa parte da população, principalmente do público jovem.

Continua depois da publicidade

É fato que todos estão cansados do uso de máscaras e do isolamento social. Porém, antes da vacina chegar, todas essas medidas são necessárias e importantes.

A menor atenção ao protocolo de segurança contra o vírus e a ansiedade em abrir, de maneira normal, bares, restaurantes e clubs, pode contribuir para um início de verão catastrófico.

Com o atual disparo no número de casos, hospitais cheios e UTI’s no limite, o começo da temporada no litoral catarinense pode ficar comprometido, gerando um imenso prejuízo para muitas cidades.

O melhor a se fazer, pensando a médio e longo prazo, é ampliar – urgentemente – todas as medidas de segurança da população. Desde os equipamentos de entretenimento até os encontros familiares e entre amigos.

Continua depois da publicidade

Se não voltarmos a ter o controle da contaminação do vírus, a necessidade de um novo lockdown, em pleno réveillon, pode se tornar uma triste realidade.