A encenação do monólogo “Loucas”, da autora uruguaia Sandra Massera, será protagonizado pela atriz catarinense Carolina Stofella, com direção de Dan Rosseto, em uma estreia virtual nas redes sociais do Teatro Arthur Azevedo no dia 15 de agosto.

Continua depois da publicidade

O espetáculo Loucas narra através de cartas, enviadas e recebidas, os dias de Maria do Pilar, internada jovem em um manicômio onde permanece até a sua morte. Uma artista a frente do seu tempo com pensamentos de vanguarda, incompreendida pela família e pela sociedade da época. A personagem não representa somente a história de Pilar, mas de diversas mulheres que foram obrigadas a renunciar a suas vidas, trancadas em hospitais psiquiátricos somente por pensar, questionar…

A peça – apesar de se passar entre o final do século XIX e XX – discute temas que são atuais: como a falta de liberdade e voz das mulheres, o confinamento de pessoas em hospitais para doentes mentais, o cerceamento dos direitos de escolha, as relações tóxicas e os preconceitos.

Essa é a terceira peça da parceria da atriz Carolina Stofella com o diretor Dan Rosseto, que já trabalharam juntos nas produções de “Enquanto as Crianças Dormem” (2017) e “Eles não usam Black-Tie” (2018 e 2109).

Um dos destaques da montagem serão as canções executadas ao vivo pelo tenor Gilberto Chaves, trazendo uma emoção a mais para a personagem Maria do Pílar durante os mais de 30 anos de confinamento que viveu dentro de um hospital psiquiátrico.

Continua depois da publicidade

O texto da peça “Loucas” também marca a estreia do produtor Fabio Camara fazendo a sua primeira tradução para teatro.

“É a minha terceira parceria com Dan Rosseto (diretor) e Fábio Camara (produtor) que nesse espetáculo assina também a tradução e adaptação. Uma parceria muito feliz, de muita admiração, respeito e amizade. Nesse projeto ainda temos a participação maravilhosa do tenor Gilberto Chaves. Um presente!” - Carolina Stofella
“É a minha terceira parceria com Dan Rosseto (diretor) e Fábio Camara (produtor) que nesse espetáculo assina também a tradução e adaptação. Uma parceria muito feliz, de muita admiração, respeito e amizade. Nesse projeto ainda temos a participação maravilhosa do tenor Gilberto Chaves. Um presente!” – Carolina Stofella (Foto: Sergio Santoian/divulgação)