Batendo 131 equipes dos mais variados países, a E3 Equipe UFSC de Eficiência Energética venceu uma das mais importantes competições mundiais para estudantes de Engenharia, a Shell Eco-marathon. O resultado foi anunciado esta semana e, somado à vitória da equipe no continente americano, renderá premiação no valor de US$2.250,00.
Continua depois da publicidade
“Com o site que criamos, esperamos impactar positivamente três entidades: a pessoa que quer construir uma casa de forma mais sustentável e consciente; o produtor de materiais sustentáveis e locais, conectando os mesmos diretamente ao consumidor; e os pesquisadores e inventores de novos materiais sustentáveis, alavancando suas pesquisas e vendas com a visibilidade do site”, resume o capitão da E3, Lucas Fonseca Pitta, que cursa graduação em Engenharia Mecânica na UFSC.
“Mas é bem diversa, pois temos participantes de áreas como Engenharia Química, Jornalismo, Biologia, Engenharia de Produção Elétrica… A gente vai investir a premiação na equipe e, se der, na concretização do site proposto na competição. Até recebemos proposta de uma empresa para tornar ele realidade”, comenta Matheus Eduardo, Diretor de Marketing da E3, orientada pelo Prof. Henrique Simas, do EMC.
O desafio apresentado pela Shell a estudantes do mundo inteiro foi como “descarbonizar a casa”, ou seja, como diminuir a pegada de produção de gás carbônico na construção civil e reduzir o consumo energético de forma geral.
Continua depois da publicidade