Após fazer o Ensino Médio e o Ensino Fundamental em escolas públicas, a graduação e uma pós-graduação na UFSC, o Engenheiro de Materiais Daniel dos Santos Avila foi contratado pela Universidade Técnica Delft (Holanda) para trabalhar numa pesquisa voltada a desenvolver novos tipos de aços de alta resistência, tendo concorrido com 150 candidatos à vaga.

Continua depois da publicidade

Ele também fará doutorado na universidade, a partir de outubro, e por isso está comemorando a exitosa defesa de sua dissertação de mestrado na área de Metalurgia do Pó, nesta segunda-feira, dia 31.

A tempo de assumir a vaga de pesquisador em Delft, Daniel finalizou o trabalho “Desenvolvimento de compósito de matriz ferrosa reforçada por carbeto de Nióbio formado in situ durante a sinterização”, orientado pelo Prof. Dr. Aloisio Nelmo Klein, coordenador do LabMat (Laboratório de Materiais) e docente do PGMAT (Programa de Pós-graduação em Ciência e Engenharia de Materiais da UFSC).

Mesmo durante a pandemia, por vídeo conferencia, ele defendeu a dissertação perante uma banca que incluiu o Prof. Dr. Joao Batista Rodrigues Neto (Coordenador do PGMAT) e o Prof. Dr. Daniel Rodrigues (BRATS e IPT- SP), além do Prof. Klein (Presidente da banca) e do Prof. Dr. Cristiano Binder (Suplente).

Continua depois da publicidade