A carne moída é um dos maiores coringas nas nossas refeições do dia a dia. Serve para preparar diversas receitas, do hambúrguer à almôndega, do molho bolonhesa ao recheio de pastel, passando pelo hackepeter, o chilli mexicano até o quibe. 

Continua depois da publicidade

É dos ingredientes indispensáveis na minha cozinha – sempre pode render um prato gostoso e rápido de fazer – o que, convenhamos, é uma baita ajuda naqueles dias em que a gente está na correria ou sem paciência mesmo (um dia vamos falar sobre isso com mals calma).

Sem falar que carne moída acaba tendo algum apelo sentimental. Ao menos para mim. Minha avó era salgadeira e o recheio de carne moída do pastel dela era o melhor do mundo. Com ovos, azeitonas e tomate, tudo beeeeem picadinho. No almoço de segunda, era comum ter o que meu avô chamava de “Boi ralado”, carne moída temperada bem sequinha, acompanhando arroz e batata frita.

Mas vamos voltar ao presente. Para ter ainda mais sabor e qualidade nas suas receitas, escolha cortes magros, com pouca gordura para fazer molhos, quibe e Hackepeter. Já no caso do hambúrguer, carnes com um pouco mais de gordura ajudam a dar aquela suculência necessária. Por isso que hambúrguer de costela é algo absurdamente gostoso. Se usar uma carne magra para os lanches, faça um blend usando bacon que é sucesso na certa. 

Continua depois da publicidade

O bacon também dá um toque defumado ao molho bolonhesa, que tradicionalmente leva lardo, um tipo de embutido típico italiano. O bolonhesa, aliás, tem uma série de truques muito bem pensados pelos italianos para agregar ainda mais sabor ao prato. Vai ser o molho mais saboroso que você já fez na vida. Boas receitas!

O quibe de forno combina bem com saladas
O quibe de forno combina bem com saladas (Foto: Arquivo Pessoal)

QUIBE DE FORNO

500g de carne moída

150 g de trigo para quibe

250 ml de caldo de legumes ou de carne

70 g de requeijão

70 g de muçarela

1 cebola picada

Sal e pimenta do reino a gosto

Hortelã picada

Salsinha e cebolinha picada

20 ml de azeite de oliva

Hidrate o trigo no caldo de legumes. Deixe descansar por 30 minutos. Escorra e reserve. Misture o trigo de quibe hidratado com a carne, a cebola picada, o tempero verde, a hortelã, e tempere com sal, pimenta do reino e regue com um pouco de azeite.

Coloque a metade da carne em um refratário previamente untado, recheie com o requeijão e o queijo ralado. Cubra com o restante da carne e leve ao forno a 180 °C por 25 minutos. Sirva em seguida. Saladas de folhas verdes são um bom acompanhamento.

O molho bolonhesa é base para lasanha e fica uma delícia com massas
O molho bolonhesa é base para lasanha e fica uma delícia com massas (Foto: Arquivo pessoal)

MOLHO BOLONHESA

300 g de carne moída

1 cebola picada

Meia cenoura picada

1 talo de salsão picado

50 g de bacon picado

Folhas de louro, tomilho, alecrim

1 lata de tomate pelado

100 ml de vinho branco

100 ml de leite

20 ml de azeite de oliva

Noz moscada, sal a gosto e pimenta do reino a gosto

Refogue a carne com um pouco de azeite. Adicione a cebola, a cenoura, o salsão, o bacon e a folha de louro e refogue novamente. Adicione o vinho branco e deixe evaporar. Adicione o leite e deixe evaporar. Tempere com sal, pimenta do reino e a noz moscada. Acrescente o tomate pelado batido e deixe cozinhar em fogo baixo, deixando o molho reduzir. 

Continua depois da publicidade

Com este molho, você pode preparar uma lasanha ou servi-lo apenas com uma boa massa.

CHILI DE CARNE

300 g de carne moída

100 g de feijão cozido

1 cebola picada

1 dente de alho picado

2 tomates sem pele e sem semente picados

Cominho a gosto

Pimentas a gosto

Sal e pimenta do reino a gosto

Coentro ou tempero verde a gosto

Refogue a carne moída com um pouco de azeite, adicione a cebola e o alho e refogue de novo. Adicione o tomate, refogue de novo. Em seguida adicione o feijão – o ideal é usar o feijão vermelho, mas não é nenhum pecado aproveitar aquele feijão preto do dia a dia nesse prato. Não seja tímido com os temperos: chilli bom é chilli bem temperado, com bastante cominho, pimentinhas, coentro e tempero verde. Cozinhe em fogo baixo por mais uns 30 minutos e pronto. 

E chilli de carne vai muito bem com nachos e guacamole. Faça o guaca com um abacate, cebola, tomate picado, muito suco de limão, um toque de pimenta e folhas de coentro. Eu sei, tem gente que não gosta de coentro. Que Deus perdoe essas pessoas ruins, porque eu amo e o meu guacamole é #coentrosim