O pudim é uma das sobremesas mais tradicionais da cozinha brasileira e neste período de pandemia bombou nas redes sociais como uns dos preparos mais feitos por quem estava se arriscando na cozinha. Uma busca rápida no Instagram garante boas risadas de pudins sendo desenformados ao som de I Will Always Love You, da Whitney Houston, e de sobremesas lindas que te deixam na maior vontade.
Continua depois da publicidade
Nas versões mais simples, faz-se um pudim batendo uma lata de leite condensado, duas medidas da lata de leite e quatro ovos no liquidificador. Paralelo a isso, prepara-se um caramelo e aí o pudim pode ser assado em banho-maria no forno, ou feito numa panela específica – minha mãe tem uma e é assim que ela faz seu tradicional pudim há décadas.
Eu prefiro preparar pudim com alguma cerimônia e sem pressa, garantindo que ele fique obscenamente cremoso, liso e sem furinhos (bolinhas de ar que se formam ao bater no liquificador e ao assar em temperaturas elevadas). Para isso, misturo os ingredientes à mão, com delicadeza, peneirando a mistura ao final para retirar possíveis bolhas de ar. E na hora de assar, o forno não deve estar numa temperatura muito elevada.
Na receita a seguir, o pudim fica ainda mais saboroso, requintado e bonito ao ser preparado com café especial da Blum’s Kaffee e chocolate. Bom apetite!
Ver essa foto no InstagramContinua depois da publicidade
Ingredientes:
8 gemas
800 g de leite condensado
180 g de açúcar
30 g de cacau em pó
170 ml de leite
80 ml de água (para o caramelo)
80 ml de café especial passado – aqui, foi usado o Café Afonso da Blum’s Kaffee
Preparo:
Comece preparando o café, usando o método de extração da sua preferência. Aqui, costumo passar com filtro de papel, usando a proporção de 10g de pó de café para cada 100 ml de água filtrada fervente. Se você quiser deixar o café mais concentrado, aumente esta proporção do pó de café. Feita a bebida, reserve e deixe resfriar.
Prepare o caramelo. Leve o açúcar ao fogo e adicione a água. Deixe ferver até o caramelo chegar a uma cor de guaraná. Desligue e, com bastante cuidado, espalhe o caramelo no fundo e nas laterais da forma que você usará pelo pudim. Reserve.
Em outro recipiente, peneire as gemas e misture-as ao leite condensado, mexendo com delicadeza. Acrescente o leite, o cacau em pó e o café, misturando bem.
Passe essa mistura em uma peneira. Este processo ajuda a retirar eventuais bolhas de ar que tenham se formado e ajuda a garantir a cremosidade do seu pudim.
Continua depois da publicidade
Coloque a mistura na forma que você caramelizou e cubra a forma com uma folha de alumínio. Coloque-a dentro de outra forma maior e preencha esta forma maior com água quente para fazer um banho-maria.
Asse a 160ºC em forno pré-aquecido por 1h30min, aproximadamente. Retire do forno e leve o pudim para a geladeira e deixe algumas horas.
Desenforme (dica: aqueça levemente o fundo da forma para desgrudar mais rápido) e sirva em seguida. Se quiser, adicione drágeas de café e chocolate da Blum’s Kaffee para decorar.