Eu amo pudim, ainda mais se ele for bem cremoso e sem furinhos. É uma sobremesa clássica, daquelas com cara de almoço de domingo em família. Lá em casa de vez em quando preparo com algumas variações – acrescento laranja, queijo, canela – mas o meu preferido mesmo é o tradicional de leite.

Continua depois da publicidade

Fazer um pudim sem furinhos exige alguma paciência e técnicas. Temperatura baixa, um bom tempo de forno e não bater muito o creme são algumas dessas dicas. Dá um confere na receita abaixo que eu explico tudinho para você:

Ingredientes:

2 latas de leite condensado

8 gemas peneiradas

170 ml de leite

Continua depois da publicidade

180g de açúcar

30 ml de água

Modo de preparo:

Misture em um recipiente as latas de leite condensado, as gemas e o leite. Não bata no liquidificador, que acaba criando muitas bolhas de ar. Se formar bolhas, passe por uma peneira bem fininha.

Faça um caramelo com 180g de açúcar e 30 ml de água. Quando ele estiver com uma cor de guaraná, desligue o fogo e espalhe bem o caramelo na forma. Acrescente a mistura, cubra a forma com uma folha de alumínio e asse o pudim em banho-maria, usando água fervente. A água quente evita que role um choque térmico no forno, outra possível causa dos furinhos.

Para assar, é fundamental que o forno precisa estar em baixa temperatura: uns 150°C é suficiente. Asse por cerca de 1h30min. Depois, leve à geladeira até a hora de desenformar e servir. 

Se quiser harmonizar com uma cerveja, opte por cervejas mais alcóolicas e encorpadas: a Barley Wine faz uma combinação chique, as Imperial Stouts puxam mais para uma lembrança do cafezinho que acompanha esse momento da sobremesa. 

Continua depois da publicidade