Fazer pão é sempre uma experiência terapêutica e quase mística para mim na cozinha. Adoro passar bons minutos sovando uma massa, observar como essa mistura simples de poucos ingredientes se transforma em um alimento tão cheio de símbolos e de sabores.

Continua depois da publicidade

Muita gente se arriscou a fazer pão pela primeira vez durante esta pandemia. Acredito que tem a ver com alguma tentativa de reconexão com nossas casas, nossas comidas afetivas e memórias. Quem não tem aquela imagem da avó sovando o pão sobre uma mesa? Ou ainda a lembrança do pão quentinho saindo do forno?

Este Pão Tortano é um pão recheado típico italiano, que tradicionalmente leva calabresa, e que faz muito sucesso em pizzarias famosas de São Paulo. Eu aprendi na época da faculdade de Gastronomia e desde então, se tornou um dos pães que mais gosto de fazer em casa. Neste dia, dei uma olhada rápida na geladeira e encontrei queijo colonial, tomate, alho poró e salame para criar o recheio. O visual dele impressiona, e tenho certeza que o sabor mais ainda. Aqui em casa, sempre faz sucesso e é normalmente acompanhado de uma boa cerveja artesanal.

Ingredientes:

500 g de farinha de trigo

300 ml de água morna

Continua depois da publicidade

30 g de acúcar

30 ml de azeite de oliva

10 g de fermento biológico seco

10 g de sal

100 g de salame fatiado

250g de queijo colonial ralado

Um alho poró cortado em rodelas

Um tomate picado

Preparo:

Ative o fermento diluindo ele com um pouco de água morna. 

Em um recipiente, misture a farinha de trigo aos demais ingredientes secos.

Adicione o fermento e vá adicionando a água morna e o azeite de oliva aos poucos. Assim que a massa desgrudar do recipiente, transfira-a para uma bancada ou uma mesa polvilhada com um pouco de farinha de trigo para não grudar e comece a sovar.

Sove por alguns minutos até a massa ficar bem lisa, elástica e homogêna.

Faça uma bola com a massa e coloque-a em um recipiente, cubra-a com um pano limpo e deixe crescer até dobrar de tamanho.

Com o auxílio de um rolo, abra a massa até ela ficar em formato retangular e com uma espessura mais fininha.

Espalhe o recheio e enrole a massa como se fosse um rocambole. Una as pontas para criar uma rosca e coloque-a em uma forma reconda com furo no meio previamente untada.

Continua depois da publicidade

Cubra a forma e deixe crescer novamente até dobrar de tamanho. Enquanto isso, aqueça o forno a 180 oC.

Antes de assar, se você quiser, vale pincelar uma gema sobre a massa e salpicar com um pouco de orégano.

Leve ao forno e asse por cerca de 30 minutos.

Deixe esfriar um pouco e desenforme. Sirva em seguida, se quiser saboreá-lo quentinho.