Hoje eu vou criar polêmica: os adoradores de Air Fryer que me desculpem, mas fritura boa mesmo é feita à moda antiga, com óleo, fogo, crocância e suculência na medida certa. Eu sei que no dia a dia deve quebrar um galho imenso e tal, mas até hoje todos os pratos que me ofereceram feitos em uma Air Fryer não me convenceram. Que dirá me fizeram mudar de ideia.

Continua depois da publicidade

Lá de vez em quando – porque a saúde e o preço do óleo de cozinha exigem – rola uma friturinha boa lá em casa e esse palitinho de porco à milanesa bombou demais. Fiz no estilo do Schnitzel, preparando o lombo suíno bem fininho e bem temperado. E para acompanhar, servi com duas opções de molho: um com queijo Kraeuterkaese e outro com geleia de pimenta.

Vale demais o tempo e a baguncinha na cozinha. Para acompanhar, servi uma gin tônica com morango e tomilho. Mas se quiser optar por uma cerveja, uma clássica Pilsen vai muito bem com petiscos desse tipo.

Ingredientes:

500 g de lombo suíno

100 g de farinha panko

Continua depois da publicidade

100 g de farinha de trigo

100g de farinha de rosca

2 ovos

Sal, pimenta do reino, alho e aroma de fumaça em pó a gosto

Uma bisnaga de queijo Kraeuterkaese

50 ml de Creme de leite 

Geleia de pimenta a gosto

Modo de preparo: 

Corte o lombo em fatias finas, tempere com sal, pimenta do reino, alho picado e aroma de fumaça em pó. Com o auxílio de um batedor de carne, bata os bifes para ficarem bem fininhos. Corte-os em tirinhas e reserve.

Prepare uma tigela com farinha de rosca + farinha panko, uma segunda tigela com os ovos batidos e uma terceira com a farinha de trigo. E aí comece a empanar as tirinhas: passe no trigo, nos ovos e por fim na mistura de panko + farinha de rosca.

Depois, é só fritar os palitinhos em óleo quente até dourar. Para acompanhar, misture o creme de leite ao Kraeuterkaese para afinar um pouco. E sirva a geleia de pimenta à parte.