Esta é uma receita daquelas que surpreendem pela simplicidade e a combinação de sabores. Adoro a combinação de carne suína com batata baroa – o docinho característico do tubérculo casa bem demais com a proteína.

Continua depois da publicidade

Adoro fazer escondidinhos. São pratos muito práticos, que ficam com uma apresentação bonita, digna de um almoço ou um jantar mais caprichado. Quando tive meu restaurante volta e meia ele aparecia no cardápio, em mil e uma versões. Com aipim, batata inglesa ou doce ou baroa, ou então abóbora. Ou taiá/cará. Qualquer coisa que resulte num purê saboroso pode virar cobertura do prato.

Nesta versão, escolhi o pernil cozido com cerveja Brown Ale e garanti elogios surpresos entre quem provou. Vale demais a pena fazer esta delícia. Se quiser fazer só a carne, sugiro acompanhá-la com uma polenta cremosa que também dá super certo.

Ingredientes

1kg de pernil suíno cortado em cubos médios

500 ml de cerveja no estilo Brown Ale

Continua depois da publicidade

Duas folhas de louro

Sal, pimenta do reino, páprica defumada, páprica picante, pimenta calabresa a gosto

Duas cebolas fatiadas

Meia cenoura picada

Um alho-poró picado

1 kg de batata baroa

60 g de manteiga

Óleo ou banha para refogar

Tempero verde

150 g de queijo ralado da sua preferência

Modo de preparo:

Começamos fazendo uma marinada seca para a carne. Tempere com sal, pimenta do reino, as pápricas e pimenta calabresa, cubra e deixe marinar na geladeira por cerca de 2h.

Em uma panela de pressão, doure a carne e vá usando a cerveja aos poucos para deglacear – tirar aquele fundinho dourado que fica na panela e ir usando para caramelizar a carne. Depois, acrescente as folhas de louro, a cebola, a cenoura e o alho-poró. Complete com a cerveja – e se for preciso, um pouco de água. Tampe a panela e cozinhe por 20 minutos na pressão.

Enquanto isso, cozinhe a batata baroa – corte em pedaços para agilizar o cozimento – em água e um pouco de sal. Quando estiver bem cozida, escorra e ainda quente, adicione noz moscada ralada e a manteiga. Amasse usando um fouet ou o mixer até obter um purê liso e cremoso.

Assim que der o tempo de cozimento da carne, desligue o fogo e espere a pressão sair. Depois, destampe e desfie a carne grosseiramente. Finalize com tempero verde e corrija o sal, se for necessário.

Continua depois da publicidade

Para montar, use uma travessa mais funda ou ramequins. Coloque a carne, cubra com o purê e finalize com o queijo. Se for servir em seguida, leve para gratinar no forno com temperatura entre 180 °C e 200 °C. Se quiser congelar, é só cobrir e levar ao freezer.