Em tempos difíceis, a cozinha é sempre uma boa terapia e nada como uma boa sobremesa para trazer conforto e afeto. Fiz aniversário na última quinta-feira e optei por fazer um desses doces que são clássicos nas receitas de família, quase que onipresentes nos cafés coloniais do Vale do Itajaí: Torta Alemã.
Continua depois da publicidade
Eu lembro bem que sempre fui apaixonada por essas tortas simples e incrivelmente gostosas. Menos é mais também às vezes na cozinha. Minha avó fazia uma bem elaborada, com massa de bolacha caseira e dois tipos de cremes no recheio – ela não deixou receita porque dizia que a cozinha “era um ambiente injusto” (que diria ela sobre a vida, né, vó?). Consegui reproduzir uma vez com minha mãe e quem sabe outro dia trago esta receita aqui para você.
Mas meu coringa mesmo é a Torta Alemã. Eu sei que existe uma versão ainda mais tradicional, e muito saborosa, mas eu prefiro a versão pá-pum, que consiste em fazer um creme à base de nata e leite condensado. Como licença poética, uso licor de café no creme e na mistura de leite para umedecer as bolachas. Ou então, se você quiser uma versão mais diferentona, substitua o leite por cerveja Stout. É bom demais, o amargor vindo do malte torrado da cerveja equilibra naturalmente o dulçor da torta.
Neste fim de semana, com a pandemia ganhando contornos cada vez mais assustadores em Santa Catarina – como se tudo o que vivemos até aqui não fosse triste o suficiente – minha sugestão é que você fique em casa com os seus, faça essa torta, aproveite um tempo na cozinha, saboreie esta delícia em família.
Ingredientes:
800 g de leite condensado
Continua depois da publicidade
900 g de nata
Licor de café ou conhaque a gosto
200 ml de leite (se quiser uma versão mais moderninha e gostosa, opte por uma cerveja Stout)
400 g de bolacha Maizena
180 g de chocolate meio amargo picado
200 g de creme de leite
Mais cerca de 100 g de bolachas Maizena para decorar
Preparo:
Em uma batedeira, bata a nata com o leite condensado até obter um creme aerado, fofo. Adicione um pouco de licor de café e misture novamente.
Coloque o leite com mais um pouquinho de licor de café em um recipiente. Umedeça algumas bolachas e, em uma forma redonda com fundo removível grande, faça uma camada com elas. Em seguida, faça uma camada de creme. E vá intercalando assim até o final.
Cubra a forma com um plástico e leve ao congelador por pelo menos seis horas. Essa torta pode ser feita inclusive com bastante antecedência, ela dura tranquilamente alguns dias congelada..
Para finalizar, retire a torta do congelador. Derreta o chocolate misturado ao creme de leite no micro-ondas, de 30 em 30 segundos, até obter uma ganache bem lisa e brilhante. Desenforme e decore as laterais com as bolachas maizena e, por fim, cubra o topo com a ganache. Sirva em seguida.
Continua depois da publicidade