Se eu te disser que você já pode começar a preparar sua sobremesa para a ceia de Natal, você acreditaria? Pois acredite: é super possível começar a fazer os suspiros para esta receita de Pavlovas, por exemplo.

Continua depois da publicidade

A pavlova é uma sobremesa quem tem aquela chiqueza, aquele status de confeitaria clássica. Nasceu como uma homenagem à bailarina Anna Pavlova e, talvez inspirada nos passos delicados e elegantes do ballet, é feita com suspiros, um creme no recheio e frutas na cobertura.

É o tipo de sobremesa que surpreende todo mundo pela beleza e pelo sabor: não é doce demais, exalta o frescor das frutas, a riqueza de texturas. Os suspiros são a parte mais trabalhosa desta receita: exigem precisão no preparo e um bom controle de temperatura do forno. Depois de assados, podem ficar guardados em um pote hermeticamente fechado por duas semanas – por isso minha sugestão de prepara-los com calma previamente.

Esta receita rendeu 18 mini pavlovas. Se você preferir, pode diminuir a receita ou então fazer dois ou três suspiros maiores em formato de disco, como se fosse uma torta. Neste caso, desenhe no papel manteiga um círculo usando o fundo de uma forma para ter mais ou menos uma base de como vai ficar. Para rechear, um chantilly simples e sem açúcar neutraliza o dulçor. E por fim, escolha lindas frutas vermelhas para combinar com a paleta natalina. 

Ingredientes:

6 claras (devem estar em temperatura ambiente)

Continua depois da publicidade

300g de açúcar

20g de amido de milho

15ml de vinagre

1 colher chá de sal

300g de nata

Raspas de limão siciliano

Frutas vermelhas variadas para decorar

Preparo:

Bata as claras na batedeira em velocidade média até começar a espumar.

Divida o açúcar em três partes, colocando um terço por vez e batendo por alguns minutos até acrescentar mais um pouco. Bata até que o açúcar se dissolva por completo – passe um pouco do merengue entre os dedos para conferir.

Por fim, incorpore o amido de milho, o vinagre e o sal. Bata novamente até que tudo esteja bem misturado.

Use formas com um silpat (aquele tapetinho de silicone) ou forradas com papel manteiga untado. Use um saco de confeitar ou uma colher de sopa para criar os suspiros, deixando sempre um bom espaço entre eles. Eu gosto de fazer na colher mesmo porque as formas ficam mais orgânicas, rústicas.

O importante é que cada merengue fique com um círculo alto nas bordas e uma cavidade um pouco mais baixa no meio para colocar o creme depois de pronto. Como se fossem pequenos ninhos, sabe?

Continua depois da publicidade

Leve para assar em forno pré-aquecido a 110 °C (se seu forno permitir, asse a 90 °C) por cerca de 1h. 

Com a ajuda de uma espátula, espalhe o merengue em torno do diâmetro traçado. Faça um círculo alto nas bordas com uma cavidade um pouco mais baixa no meio para poder colocar o creme depois de pronto.

Leve para assar em forno preaquecido a 120°C por 1 hora. Se optar por suspiros grandes, será necessário pelo menos 2h de forno. Quando estiverem sequinhos, desligue o forno e deixe a porta dele meio aberta, para que os suspiros descansem e resfriem aos poucos.

Antes de servir, bata a nata com as raspas de limão siciliano até obter picos firmes. Recheie os suspiros com o chantilly. Decore com as frutas que você escolheu e pronto.

Continua depois da publicidade