Leandro Puchalski avisa que vai esfriar e eu já começo a pensar nos pratos gostosos de saborear quando as temperaturas baixam por aqui. Sopas são sempre uma boa pedida, mas há uma imensa variedade de receitas propícias para o inverno e eu posso provar.

Continua depois da publicidade

Meu know-how vem de berço. Morei em Lages até os 17 anos e minha família é realmente boa nessa prática de preparar pratos substanciosos, apreciados sempre ao redor do fogão à lenha, geralmente enquanto observamos a geada (e em alguns casos, a neve) no quintal.

Vivendo Vale do Itajaí há seis anos, conheci ingredientes novos e aí fui inventando algumas preparações. Este mac ‘n’ cheese é um bom exemplo. Uma receita típica americana, que leva cerveja Blonde Ale e queijo fundido tipo Kraeuterkaese no molho em vez do tradicional cheddar ultraprocessado. Para trazer ainda mais texturas, faço um crocante de pinhão e bacon. É relativamente fácil de fazer e sempre garante elogios por aqui. 

Ingredientes:

200g de macarrão tipo caracol

30 g de manteiga

Continua depois da publicidade

30 g de farinha de trigo

200 ml de leite

200 ml de cerveja Blonde Ale – é um estilo de baixo amargor, bastante aromático, que vai combinar bem com os temperos do molho

170 g de queijo fundido – uso aqui o Kraeuterkaese, feito à base de parmesão e ervas finas e que é produzido em Pomerode. Se você preferir, pode usar cheddar.

90 g de queijo parmesão ralado

Sal, pimenta do reino, noz moscada, páprica picante, louro a gosto

70 g de pinhão cozido e picado ou moído no moedor manual

40 g de bacon picado

Preparo:

Comece cozinhando a massa. Lembre-se que para obter uma massa perfeita, é necessário cozinhá-la direto em água fervente. Os italianos ensinam que a água deve estar salgada como o mar – não é necessário usar óleo no cozimento.

Escorra a massa quando estiver al dente e faça um choque térmico dando um banho de água fria. Agora sim, use um pouco de óleo para que a massa não grude e reserve.

Continua depois da publicidade

Para fazer o crocante de pinhão, frite o pinhão cozido e picado por imersão em gordura a 180 oC. Use uma peneira de metal para evitar que o pinhão se espalhe na panela. Frite até dourar, depois retire e coloque o pinhão para escorrer sobre folhas de papel toalha. Tempere com uma pitada de sal e pimenta e reserve.

A receita típica americana ganha uma nova cara com ingredientes típicos catarinenses
A receita típica americana ganha uma nova cara com ingredientes típicos catarinenses (Foto: Arquivo Pessoal)

Para o bacon, basta dourá-lo em uma frigideira – a própria gordura dele já garante a crocância necessária.

Enfim, fazemos o molho. Comece derretendo a manteiga, adicione a farinha de trigo e misture bem. Com um batedor, vá misturando o leite até formar um molho branco. Tempere com a folha de louro e a noz moscada. Depois, acrescente os queijos e incorpore bem. Adficione a cerveja aos poucos e, por fim, tempere com sal, pimenta do reino e a páprica picante.

Adicione a massa pré-cozida ao molho e misture bem. Sirva imediatamente, salpicando por cima o crocante de pinhão e o bacon.

Continua depois da publicidade