Dias atrás uma ouvinte me mandou uma foto de uma cuca salgada, perguntando como seria essa receita. Quem mora aqui no Vale já deve ter visto ou saboreado a tradicional cuca com linguiça Blumenau, mas fiquei pensando “e se fizesse uma cuca com a massa salgada e uma farofinha crocante, mais diferentona por cima do recheio também salgado?”
Continua depois da publicidade
Foi assim que nasceu essa receita. Usei a receita tradicional da cuca que faço em casa, diminuí a quantidade de açúcar. Escolhi uma combinação imbatível para o recheio e finalizei com uma farofinha à base de farinha Panko e manteiga. O resultado surpreendeu toda a galera aqui da rádio, que adorou a novidade e já pediu que eu traga logo outra para o café.
Ingredientes:
350 g de farinha de trigo
20 g de açúcar
15 g de fermento biológico seco
Continua depois da publicidade
40 g de manteiga em temperatura ambiente (se trocar por banha, fica ainda mais roots)
1 ovo
250 ml de leite morno
Sal e pimenta do reino a gosto
Para o recheio:
100 g de queijo gorgonzola cortado em cubinhos
Tomate-cereja a gosto
200 g de lombinho defumado cortado em fatias fininhas
70g de farinha panko
70 g de manteiga derretida
Preparo:
Comece fazendo a esponja com o leite, o açúcar e o fermento. Misture bem em um recipiente, cubra e deixe descansar por uns 15 minutos.
Depois, bata a farinha, o ovo, a manteiga e a esponja até obter uma massa lisa e homogênea. Tempere com sal e pimenta do reino. Transfira para uma forma untada e deixe crescer por uns 45 min.
Recheie e leve ao forno pré-aquecido a 175 °C por 10 minutos. Retire do forno e cubra com a farofinha – fiz esse processo para evitar que a panko dourasse demais e acabasse queimando e ficando amarga. Volte ao forno e asse por mais 30 minutos. Faça um teste com o palito para conferir se a massa está bem assada.
Continua depois da publicidade
Deixe esfriar um pouco antes de servir – se conseguir resistir. Se quiser, vale uma geleia de pimenta acompanhando. A combinação fica maravilhosa!