Eu não sei vocês, mas eu não sei se estou vivendo ou só esperando pela estreia da nova temporada The Crown. A quarta da série da Netflix que aborda o reinado de Elizabeth II estreia neste domingo, dia 15, e eu até me inspirei a ir para a cozinha fazer uma sobremesa típica britânica para entrar no clima.

Continua depois da publicidade

A crumble é uma sobremesa muito gostosa e de origens nada monárquicas. O prato teria surgido na Grã-Bretanha durante a Segunda Guerra Mundial, com a população enfrentando uma grave escassez de alimentos. Em vez de usar grandes quantidades de farinha, gordura e açúcar nas tradicionais tortas, eles acabaram diminuindo as proporções e transformado esses ingredientes em uma farofa grosseira. Junto da farofa, adicionava-se uma compota de alguma fruta, o que dava ainda mais sabor ao doce. A receita logo se popularizou e virou um clássico – além de barata, é muito rápida de fazer e não exige muita técnica.

Em vez da compota, aproveito que moramos em um país tropical abençoado por natureza e exploro as frutas frescas. Maçãs, bananas, frutas vermelhas, pêssegos, cerejas, ameixas, manga, figos. Tudo fica bom com crumble. Se quiser um crocantinho a mais, vale ainda adicionar castanhas, nozes ou amêndoas. E também acho bem importante dar perfume à sobremesa usando especiarias, raspas de limão ou laranja. A criatividade, como sempre, ajuda nesses momentos. Recomendo que você comece fazendo esta Crumble como fiz aqui, com maçã, chocolate branco e especiarias, e depois use a receita da massa como base para as suas experiências. Boas receitas!

Ingredientes:

150 g de farinha de trigo

150 g de manteiga sem sal cortada em cubos

Continua depois da publicidade

150 g de açúcar

50 g de nozes picadas

1 pitada de sal

Raspas de limão

Cravo, canela, gengibre, noz moscada. Tudo em pó, na quantidade que você preferir

2 maçãs gala picadas com casca

30 g de açúcar

Raspas e suco de um de limão

50 g de chocolate branco picado

Modo de preparo:

Comece misturando o trigo, o açúcar, as especiarias e o sal. Adicione os cubos de manteiga vá misturando com a mão mesmo, no sentido de obter uma farofa grossa. 

Em outra tigela, misture as maçãs picadas com o suco de limão (para não escurecer) Adicione o açúcar, as especiarias e uma pitada de sal. Reserve.

Comece a montagem forrando com a farofa quatro ramequins médios (ou uma forma redonda, mas essa sobremesa é mais bonita servida individualmente mesmo). Em seguida, acrescente a maçã. Coloque uns pedacinhos de chocolate branco e cubra tudo com mais farofa.

Leve os ramequins ao freezer por uns 15 minutos, para a gordura voltar a endurecer, enquanto você pré-aquece o forno a 170 °C. Passado esse tempo, asse por cerca de 30 minutos, até dourar. Sirva ainda quentinha e se quiser, um bom sorvete de creme acompanha bem esta sobremesa.

Continua depois da publicidade