Nesses dias de calor, eu passo longe de pratos pesados e quentes. Gosto de optar por comidas mais frescas, leves, que levam alguma acidez. O ceviche é uma dessas delícias.

Continua depois da publicidade

O prato típico peruano é um dos meus preferidos pela rapidez no preparo, por usar ingredientes frescos e permitir que a gente use a criatividade nas combinações. E como eu gosto de cerveja e não perco a oportunidade de usar a bebida como insumo em pratos, passei a fazer o leche de tigre – o caldinho no qual o peixe será marinado – com a bebida. Virou sucesso instantâneo lá em casa e em eventos que já fiz como chef de cozinha.

Eu sempre faço o ceviche “meio de olho”, mas se você está à procura de uma ótima receita para esse finde de verão, podes usar essas quantidades como base e aí você vai provando pra ver como teu paladar curte mais:

Ingredientes:

500g de filé de tilapia em cubos (com linguado ou outro peixe branco também fica bom. Com salmão eu não curto muito, mas tem gente que faz e gosta)

Meia cebola roxa picada 

Continua depois da publicidade

1 pimenta dedo de moça picada 

Suco de 2 a quatro limões 

Suco de 1 laranja bahia

Sal, pimenta do reino a gosto

Coentro picado a gosto 

100 a 150 ml de Cerveja catharina sour 

100g de milho cozido, ou batata doce cozida, ou manga picada ou banana picada em cubinhos (qualquer uma das opções ou nenhuma também, vai do teu gosto)

Gengibre ralado a gosto

Modo de preparo:

Seja rápido no preparo: é fundamental trabalhar com o peixe resfriado. Se quiser, vale colocar uns cubinhos de gelo junto do peixe em um recipiente para manter a temperatura mais baixa. 

Basicamente preparamos o ceviche assim: Você pode, em uma tigela, colocar o peixe e todos os ingredientes, ajustar o sal e pimenta do reino e levar à geladeira por uns 30 minutos para marinar. Se você quiser se empenhar um pouquinho mais, recomendo começar a fazer o leche de tigre primeiro: misture o suco de limão, o suco de laranja, a cerveja, um pouquinho da cebola picada, além do gengibre ralado e do coentro. Misture tudo e deixe descansar por uns cinco minutos. Depois, adicione no peixe e aí adicione os demais ingredientes. Depois, geladeira por uns 30 minutos para marinar. Para acompanhar, costumo servir chips de banana, de mandioca ou biscoitos de arroz.

Eu gosto de ter sempre no ceviche algo doce para equilibrar a acidez. Tradicionalmente se usa batata doce ou milho cozidos, mas você pode fazer uma versão ainda mais tropical com manga ou banana em cubinhos. De qualquer forma é sucesso: desconheço melhor prato para matar a fome e o calor nesta época do ano.

Continua depois da publicidade