Essa é daquelas receitas que valem cada minuto de espera e todo o tempo dispendido no preparo. Costelinha com barbecue é um prato que virou modinha de uns 15 anos para cá no Brasil, gracas à popularização de grandes redes de restaurantes especializados em pratos norte-americanos, mas poucas são as que eu realmente acho gostosas e com a carne feita no ponto certo.

Continua depois da publicidade

Esta receita eu desenvolvi com paciência e pensando em extrair o melhor de sabor da carne e do molho. Para fugir do clássico barbecue americano, uso goiabada para dar um dulçor bem típico brasileiro. A combinação da suculência da carne, com o defumado e o docinho do molho são inesquecíveis. Você precisa fazer essa receita.

Para acompanhar, sirva com batatas rústicas, ou um purê de batatas e uma farofinha. Escolha uma peça bonita de costelinha, deixe o tempo agir e bom apetite!

Ingredientes:

(Serve em média 6 pessoas)

1,5 kg de costelinha suína fresca

Continua depois da publicidade

Faça um dry rub com 15g de sal, 7g de pimenta do reino, 7g de páprica picante, 7g de páprica defumada, folhas picadas de um ramo de alecrim, 7g de açúcar mascavo e um dente de alho picado.

Para o molho:

250g de goiabada

200g de molho de tomate – quanto mais caseiro, melhor

1 colher (de sobremesa) de catchup

1 colher (de sobremesa) de mostarda amarela

2 colheres (de sobremesa) de molho inglês

2 colheres (de sobremesa) de vinagre de maçã

1 colher (de sobremesa) de açúcar mascavo

Modo de preparo:

A gente começa preparando um dry rub (nome chique para: marinada seca) com os temperos secos. Espalhe bem o tempero na carne, cubra e leve para a geladeira por umas 12h – esse tempo todo é fundamental para o tempero aderir bem à carne e dar ainda mais sabor à ela. Minha dica é preparar a marinada à noite, deixar de um dia para o outro facilta o processo.

Passadas as 12h, forre uma forma com uma folha de alumínio e posicione a carne, cubrindo-a também com a folha de alumínio, fazendo uma espécie de envelope. Leve a carne ao forno previamente aquecido a 120 °C. Asse por 2h, 2h30min. 

Enquanto isso, derreta a goiabada, misture-a ao molho de tomate. Acrescente o catchup, a mostarda, o molho inglês, o vinagre de maçã e o açúcar mascavo. Misture bem e reserve.

Continua depois da publicidade

Retire a carne do forno e deixe esfriar um pouco antes de manuseá-la. Depois, retire as folhas de alumínio e pincele um pouco do molho em todos os lados da carne. Leve novamente ao forno, desta vez a 180 °C, por cerca de 40 minutos. De vez em quando, retire a carne do forno e pincele novamente o molho.

Para acompanhar, faça uma farofinha simples, com farinha de mandioca ou panko, manteiga, cebola, alho e sal. Também vai bem uma batata rústica: corte-as no sentido do comprimento, tempere com alecrim, sal e pimenta do reino, regue um pouco de azeite de oliva e coloque-as em uma forma para assar até ficarem douradinhas.