Bolo de chocolate é sempre muito bom. Muito. Eu desconheço uma receita de bolo de chocolate que não dê certo e não seja sucesso – mas claro, algumas são melhores do que as outras.
Continua depois da publicidade
Este é o caso desta receita aqui. Rola uma clara inspiração no Devil’s Cake – um bolo de chocolate super intenso tradicional da confeitaria americana. Fica bem macio, fofinho, úmido, com muita cor e aroma vindo do chocolate. Imbatível. De longe a minha receita preferida.
E como estamos em clima de Halloween, fiz o bolo com uma decoração de “cemitério”, bem prática, com ingredientes que a gente encontra facilmente no supermercado. Aqui, bolachas maizena viraram as lápides, uma farofinha de bolacha Oreo/Negresco (escolha a sua preferida) fazem a “terra” e palitinhos de chocolate, daqueles que a gente usa para enfeitar o sorvete, viraram a cerca do “cemitério assustador”. Você pode também usar Bis, Kit Kat, ou bolachinhas, vai da sua criatividade.
Fazer este bolo foi muito divertido e eu espero que vocês também gostem! Doces ou travessuras?
Ingredientes:
45g de cacau em pó
Continua depois da publicidade
¾ colher (chá) de bicarbonato de sódio
230g de açúcar mascavo
3 ovos
120ml de óleo de canola
1 colher (chá) de extrato de baunilha
1 colher (chá) de fermento em pó
1 pitada de sal
100ml de água fervente
Cobertura:
250 g de chocolate meio amargo picado ou em gotas
350 g de creme de leite
30 g de mel
Farofinha de bolacha Oreo (sem recheio) triturada
De 4 a 6 unidades de Bolacha Maizena
Palitinhos de chocolate para fazer a cerca do cemitério
Modo de preparo:
Em uma tigela pequena, misture o cacau e 100ml de água fervente usando um batedor de arame. Junte o bicarbonato, misture e deixe esfriar por 20 minutos. Esta reação ajuda a intensificar a cor do cacau.
Enquanto isso, faça a ganache de chocolate aquecendo o creme de leite em fogo baixo ou no micro-ondas. Aí é só misturar ao chocolate meio amargo em gotas, adicionar o mel e mexer até ficar um creme bem liso. Leve à geladeira e reserve.
Vamos começar a massa: bata os ovos e o açúcar mascavo até dobrar de volume. Adicione o óleo. Junte a mistura de cacau e misture. Incorpore a farinha de trigo aos poucos, mexendo delicadamente. Finalize com o fermento.
Despeje em uma forma retangular pequena previamente untada e forrada com uma folha de alumínio ou de papel manteiga. Asse por cerca de 40 minutos em forno preaquecido a 180 °C (faça o teste do palito). Retire do forno e deixe resfriar.
Continua depois da publicidade
Desenforme o bolo e coloque-o em uma travessa retangular. Para decorar, cubra com a ganache e use a bolacha maizena como se fossem as lápides. Se você tiver mais talento vale colocar um pouquinho da ganache em um saco de confeitar e escrever “RIP” ou desenhar caveirinhas nas lápides =)
Aí coloque algumas dessas bolachas fincadas dentro do bolo. Na frente das bolachas, espalhe montinhos da farofinha de Oreo/Negresco. Por fim, use os palitinhos para envolver todo o bolo, deixando apenas uma “entradinha” para o cemitério.
Divirta-se e consuma sem moderação – esse bolo é demais mesmo. Vale demais a pena.