Estamos a menos de um mês para o Natal e confesso que estou ansiosíssima para a data. Depois de quase dois anos, vamos fazer uma ceia em família e óbvio que a essa altura eu, minha mãe e tias já estamos mega empolgadas pensando nos pratos e no cardápio todo do banquete.
Continua depois da publicidade
Mas tem uma coisa, né, gente: os preços dos alimentos estão bem diferentes daquele longínquo Natal de 2019, quando reunimos a família pela última vez. Não está fácil mesmo, mas eu super acredito que dá para pensar em pratos deliciosos que vão surpreender todo mundo sem deixar aquele desfalque na conta bancária. Por isso, lanço a partir desta sexta uma série de quatro receitas: serão dois pratos salgados e dois doces, publicados semanalmente até o dia 17/12.
Decidi começar por esta barriga de porco assada com legumes e frutas secas, servida com uma farofa de milho e banana de acompanhamento. A barriga é um corte pouco valorizado aqui noa região, ainda que tenha virado modinha gastronômica tempos atrás. Morando em Pomerode, tenho acesso fácil à Frigozinnke, que tem os melhores cortes suínos da região – além de cortes bovinos e charcutaria. E sabe o que é melhor: com a barriga – por lá chamada de bacon frescal – a menos de R$ 20 o quilo.
Uma peça de 1,7kg é mais que suficiente para uma ceia que serve entre quatro a seis pessoas. As frutas secas são opcionais, ainda que eu seja do time que coloca uva-passa em tudo nessa época do ano. O preparo é beeem simples, só requer um pouquinho de tempo para marinar a peça e assá-la.
Ingredientes:
1,7 kg de Barriga de porco com pele (bacon frescal)
Continua depois da publicidade
1 cenoura cortada em rodelas
1 cebola fatiada
1 alho-poró cortado em rodelas
4 unidades de cardamomo
1 canela em pau
300 ml de vinho branco
50g de damascos
50 g de ameixa seca sem caroço
banha de porco ou manteiga – se for necessário para pururucar a pele.
Alecrim e tomilho frescos
Sal e pimenta do reino a gosto
Começamos o preparo da barriga na noite anterior. Faça uma marinada com a cebola e as ervas frescas. Tempere bem com sal e pimenta do reino a parte da barriga com a carne e coloque tudo em um recipiente. Espalhe o vinho branco, cubra, leve à geladeira e deixe marinar por pelo menos 12h.
Na manhã seguinte, pré-aqueça o forno a 180 °C. Enquanto isso, retire a carne da marinada e seque a pele com um papel toalha. Com uma faca, faça cortes superficiais na pele. Isso deve ajudar a pele a ficar bem pururucadinha e crocante quando for assada.
Coloque o conteúdo todo da marinada em uma assadeira, adicione o alho poró, a cenoura, a canela e o cardamomo. Posicione a barriga sobre os vegetais, cubra com uma folha de alumínio e leve para assar por cerca de 30 a 40 min.
Continua depois da publicidade
Passado esse período, tire a folha de alumínio, aumente a temperatura do forno para 200 °C, coloque as frutas secas na assadeira, junto aos vegetais, e asse por mais ou menos 1h, ou até que a carne esteja macia e a pele bem dourada.
Enquanto isso, vá fazendo a farofa:
100 g de manteiga
2 bananas picadas
1 cebola picada
240 g de farinha de millho flocada
Alecrim e tomilho bem picadinhos
Meia pimenta dedo de moça picadinha
2 dentes de alho picados
Sal e pimenta do reino a gosto
Para a farofa não tem segredo: derreta a manteiga, doure os temperos, adicione a farinha e as bananas picadas. Misture bem tudo. Finalize corrijindo o sal e a pimenta do reino.