Na minha família, esse prato tem um apelido carinhoso: carro-chefe. Minha irmã criou essa alcunha porque é uma das receitas que ela mais faz em casa. Quando morávamos com minha mãe a situação não era muito diferente: arroz carreteiro é um clássico dos almoços de dia da semana na minha família, essa é a grande verdade.

Continua depois da publicidade

Mas eu acho que o arroz carreteiro merece ser muito mais do que um almoço trivial, portanto nessa receita básico é tudo o que ele não é. A cerveja Stout agrega sabor, cor e deixa a carne ainda mais suculenta e macia. 

Se quiser, acompanhe com aipim frito. Uma vinagrete apimentadinha também vai muito bem. Para harmonizar, uma Bock faz o casamento perfeito <3

Ingredientes:

600g de acém cortado em cubos

Um dente de alho picado

Continua depois da publicidade

Sal, pimenta do reino a gosto

Alecrim e tomilho a gosto

350 ml de cerveja Stout

Uma cebola picada

Meia cenoura picada

Um talo de salsão picado

Um pimentão vermelho picado

1 linguiça calabresa picada

Uma xícara de arroz cru ou 350g de arroz cozido

350 ml de caldo de carne

Tempero verde a gosto

Sal e pimenta do reino a gosto

Uma colher de sopa de manteiga

120g de pinhão cortado ao meio

Modo de preparo:

Comece fazendo uma marinada com o acém: tempere-o com sal, pimenta do reino, alho. Coloque os ramos de alecrim e tomilho, e a cerveja, Deixe marinar por algumas horas.

Depois, comece a dourar as carnes com uma colher de sopa de banha. Aí vamos deglaceando a carne: deixe secar, coloque um pouco da cerveja que ficou da marinada, deixe secar, coloque um pouco da cerveja que ficou da marinada, até dourar bem.

Incorpore a cebola, cenoura, salsão, calabresa, pimentões. Coloque o caldo de carne, arroz (se você optar pelo arroz cru) e deixe cozinhar até a carne ficar bem macia. Se você estiver usando um arroz previamente cozido, reduza um pouco o caldo antes de levá-lo para a panela.

Finalize com tempero verde e sirva em seguida. Bom apetite!