Estamos a duas semanas do Natal e nada melhor do que pensar nas delícias para saborear com a família e os amigos na ceia. Depois de um Natal atípico em 2020, restrito ao núcleo mais próximo, muita gente vai aproveitar esse período de festas de 2021 para rever pessoas queridas em torno de uma mesa.

Continua depois da publicidade

E para facilitar a sua vida, separei aqui uma lista com 10 receitas que podem entrar no cardápio da sua ceia de Natal. Tem de tudo: pratos principais, pratos vegetarianos, acompanhamentos, sobremesas. E claro: chocotone caseiro.

Lombo recheado com maçã verde
Lombo recheado com maçã verde (Foto: Arquivo pessoal)

1 – Lombo recheado com maçã verde: 

O lombo é um clássico de Natal e esta receita combina a acidez e o dulçor da maçã verde em um recheio prático e fácil de fazer. Para otimizar o tempo de preparo, peça para o seu açougueiro de confiança abrir a peça em manta. Vai por mim, é muito sucesso.

Barriga de porco com farofa de milho e banana
Barriga de porco com farofa de milho e banana (Foto: Arquivo Pessoal)

2: Barriga de porco com farofa de milho e banana:

A barriga de porco – ou pancetta, para os chiques – é um corte muuuuuito saboroso e relativamente barato (o valor do kg costuma ficar entre R$ 17 e R$ 20). Aqui, preparei acompanhado com uma farofa de milho e banana e alguns legumes. Delícia demais!

Continua depois da publicidade

Costelinha com barbecue de goiabada
Costelinha com barbecue de goiabada (Foto: Arquivo Pessoal)

3: Costelinha de porco com molho barbecue de goiabada:

Aqui, uma opção mais descontraída para a ceia. Fiz um barbecue com goiabada porque o doce da fruta sempre vai muito bem com carne suína. Não tenha pressa no forno ao assar e você vai saborear a melhor costelinha da sua vida.

Risoto de brie com damascos e cerveja Blonde Ale
Risoto de brie com damascos e cerveja Blonde Ale (Foto: Arquivo Pessoal)

4: Risoto de brie com damascos e cerveja Blonde Ale:

Esse risoto é uma boa opção para os ovo-lacto-vegetarianos e também vai bem como acompanhamento para uma ceia mais caprichada. A cerveja entra no lugar do vinho, ingrediente tradicional dos risotos.

Ceviche com Catharina Sour
Ceviche com Catharina Sour (Foto: Arquivo Pessoal)

5: Ceviche com cerveja Catharina Sour:

Eu AMO ceviche num grau que resolvi colocá-lo nessa lista também. Se você tá a fim de uma ceia mais tropical, verão, calor, sol e mar, vale demais a pena preparar esta receita.

Chocotone caseiro
Chocotone caseiro (Foto: Arquivo Pessoal)

6: Chocotone caseiro:

Demora? Sim, um pouco. Exige um pouco de destreza na cozinha? Sim, exige. Não vou mentir para você que preparar seu próprio chocotone demanda um pouco mais de dedicação, mas todo o tempo e o esforço é recompensado por esta delícia macia, fofinha, sem aromatizantes artificiais e ainda por cima feita por suas próprias mãos.

Continua depois da publicidade

Pavlova de frutas vermelhas
Pavlova de frutas vermelhas (Foto: Arquivo pessoal)

7: Pavlova com frutas vermelhas

Essa sobremesa é minha preferida para o Natal. A pavlova é uma sobremesa clássica da confeitaria, combina o doce do suspiro com um creme levinho e as frutas vermelhas. Para fazer a pavlova perfeita, forno em temperatura bem baixa, olho no preparo e paciência. O resultado é inesquecível.

Mousse de chocolate com laranja
Mousse de chocolate com laranja (Foto: Arquivo Pessoal)

8: Mousse de chocolate com laranja:

Aqui uma opção de sobremesa com chocolate e relativamente fácil de fazer. Essa mousse fica super aerada e a laranja é a combinação ideal para trazer frescor e ainda mais elegância ao doce.

Crème Brûlée
(Foto: Crème Brûlée)

9: Crème Brûlée

Outro doce clássico da confeitaria. Se estiver a fim de gastar o 13º, use fava de baunilha na receita. Se não, aromatize com casca de laranja, erva-cidreira, anis, cardamomo, canela e por aí vai. 

Bolo de melado e especiarias
Bolo de melado e especiarias (Foto: Arquivo Pessoal)

10: Bolo de melado e especiarias:

Esse bolo é tão perfeito que não consegui nem fazer uma foto dele inteiro. É daqueles bolinhos afetivos, cujo aroma toma conta da casa e enche qualquer café de muito mais sabor e conforto para a alma. A combinação do melado e das especiarias lembra muito as bolachinhas típicas da época. Amor puro e verdadeiro por esse bolo <3

Continua depois da publicidade