Quem utiliza o transporte público em Criciúma precisa ficar atento às mudanças nos horários de ônibus. Em função da queda no número de passageiros na temporada de verão, a Diretoria de Trânsito e Transporte (DTT) decidiu alterar a escala. Os novos horários podem ser consultados no site da prefeitura.
Continua depois da publicidade
Segundo a engenheira civil da DTT, Caroline Zanette, todas as linhas terão alterações. A determinação faz parte do plano de racionalização do município, e os horários da manhã ao meio-dia e no fim da tarde serão os menos afetados. A tabela de verão será utilizada até o dia 3 de fevereiro.
— O usuário do transporte no meio da manhã e à tarde deverá tomar mais cuidado e consultar a tabela. A medida é por conta da redução de passageiros nessa época do ano — explica a engenheira.
Além dessa mudança, outras questões foram aprovadas junto à Comissão de Estudos de Racionalização do Sistema de Transporte Público de Criciúma. Sete medidas entrarão em vigor até fevereiro. O serviço do bairro Mineirinho será excluído, já que o número de passageiros pagantes não cobre o custo operacional da linha.
— O compromisso é deixar todos os ônibus em funcionamento e todas as linhas serão contempladas. A medida tomada é em virtude do baixo número de passageiros nesse período do ano, e faz parte do decreto nº 1097 que visa a redução dos custos — explica o diretor da DTT, Gustavo Medeiros.
Continua depois da publicidade
Outra mudança será a retirada dos bilheteiros na entrada pela Galeria Lúcio Cavaler, que passa a funcionar somente com cartão. Os ônibus Amarelinhos passam a fazer o serviço de Expresso, primeiramente entre o terminal Central e do Pinheirinho. Para melhor atender os usuários, será disponibilizado sinal wi-fi nos três terminais do município.
No início do ano letivo, em fevereiro, os estudantes poderão adquirir as passagens mensais em duas parcelas, com compra online. Os demais passageiros também poderão comprar seus tickets pela internet.