Por Renan Medeiros, interino*

A Serra do Rio do Rastro, entre Lauro Müller e Bom Jardim da Serra, estará fechada neste sábado para a realização do Mizuno Uphill Marathon, que reunirá corredores de todo o país para encarar a subida em provas de 25, 42 ou 67 quilômetros.

Continua depois da publicidade

— Há 9 mil pessoas que fazem a pré-inscrição para tentar conseguir uma das 1,5 mil vagas para correr — relata Eduardo Oliveira, organizador.

A primeira largada será às 7h, em Treviso, para as 850 pessoas que correrão na prova de 42 quilômetros, podendo completar a prova até as 13h. Depois, é a vez dos 600 atletas que farão os 25 quilômetros, com largada em Lauro Müller, marcada para as 16h, podendo chegar até as 20h.

Além dos que optaram por uma das provas, há 50 corredores no "Desafio Samurai". Esse grupo mais seleto disputará as duas provas, totalizando 67 quilômetros percorridos no sábado, serra acima. O tempo limite, nesse caso, é de seis horas.

Continua depois da publicidade

— São atletas de um nível muito alto. É preciso estar muito preparado para fazer o Desafio Samurai, porque, ao fim da segunda prova, o sistema imunológico do atleta fica semelhante ao de uma pessoa com uma doença muito grave — frisa Oliveira.

A primeira edição da prova foi em 2013, com apenas 50 corredores convidados pela Mizuno.