Apenas duas experiências de Santa Catarina representam o Estado no 8º Fórum Mundial da Água, que vai até 23 de março em Brasília. O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Urussanga leva um trabalho do Sul do Estado para o evento, que reúne discussões sobre o tema e cases de diversos países, para a troca de experiências e gestão da água.
Continua depois da publicidade
Entre 60 contemplados em nível internacional, o trabalho “Estratégias de Articulação, Mobilização e Comunicação na Bacia do Rio Urussanga, Extremo Sul Catarinense, Região Hidrográfica de Atlântico Sul — 2012 a 2016” é um dos expostos na Feira Vila Cidadã. Os estandes têm visitação aberta e gratuita, e devem receber mais de 40 mil visitantes até o final do fórum.
O trabalho desenvolvido no Comitê envolveu plano de comunicação, visitas técnicas aos municípios que compõem a bacia, atividades de educação ambiental, organização de eventos e cadastro de gestores públicos e lideranças, para buscar autilização dos recursos hídricos de forma integrada e participativa.
A outra iniciativa será apresentada pela Associação Caminho das Águas do Tijucas (ACAT) e Comitês Camboriú, Cubatão e Tijucas Biguaçu. O programa Pacto da Mata Ciliar do Comitê Tijucas Biguaçu e o Projeto Produtor de Água do Comitê Rio Camboriú também participam do fórum, que ocorre a cada três anos e é uma iniciativa do Conselho Mundial da Água.
Leia outras publicações de Lariane Cagnini
Continua depois da publicidade
