Por Renan Medeiros, interino*

Reativada há aproximadamente cinco anos, o uso da ferrovia para transportar carga ao Porto de Imbituba voltou a crescer em 2018. De acordo com dados da SCPar, houve um aumento de 43% no número de contêineres que chegaram ao terminal nos cinco primeiros meses deste ano, em comparação com o mesmo período do ano passado.

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A Ferrovia Tereza Cristina (FTC), concessionária da malha ferroviária no Sul Catarinense, dispõe de 37 plataformas para transportar contêineres de Criciúma ao porto, e o trem faz uma viagem por dia, quase sempre totalmente carregado.

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De acordo com a SCPar Porto de Imbituba, os contêineres que chegam representam uma redução de aproximadamente 23 caminhões por dia nas estradas do Sul de Santa Catarina. Além da redução no custo, o transporte ferroviário emite, em média, apenas 1,8% do gás carbônico que seria lançado se as cargas fossem transportadas por rodovias.

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Conforme a FTC, ainda há potencial para aumentar esse tipo de operação, desde que haja demanda e infraestrutura para fazer essa movimentação nos pontos de carga e descarga. A estrutura da ferrovia está apta a fazer até dez idas e voltas por dia.

Número de contêineres que chegaram por ferrovia ao porto:

2014: 7.340 unidades

2015: 13.182 unidades

2016: 11.005 unidades

2017: 10.594 unidades

2018: 6.469 unidades (até 11 de junho)

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