* Por Renan Medeiros, interino

Partiu nessa sexta-feira, do Porto de Imbituba, o navio Zambesi, carregado com 15 mil toneladas de eucaliptos de reflorestamento. O carregamento começou há uma semana e é inédito para embarcações do tipo break-bulk (utilizado para o transporte de cargas gerais, soltas ou fracionadas) no Brasil. Até então, todas as exportações de madeira no país eram feitas por navios porta-contêineres.

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Produzida toda em Santa Catarina, a carga tem como destino a província de Fujian, na China. A exportação da empresa MXM Comércio Internacional será utilizada na produção de laminados e compensados. A carga está sendo colocada no convés e nos porões do navio, método inédito no país, de acordo com o Porto de Imbituba. 

— Acreditamos que as operações vão se estabilizar em Imbituba, pois há ainda muitas oportunidades de negócios na área florestal e madeireira entre Brasil e China. A demanda lá só aumenta, então é importante Santa Catarina já sair na frente e continuar preparada, porque tem muita coisa boa para acontecer nos próximos anos — projeta o Antônio Guimarães Neto, diretor da Simetria Logística, responsável pela operação.


Indústria cerâmica quer utilizar o porto

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Nesta semana, empresários do setor de indústria cerâmica de Criciúma e região solicitaram à direção do Porto de Imbituba maior oferta de linhas para facilitar a exportação de revestimentos. Hoje, quase toda produção comercializada com outros países saem por outros portos catarinenses.
Entre as rotas de navegação necessárias para atender o segmento estão as direcionadas à América Central, Caribe, Cartagena, Golfo do México, América do Norte, Costa Leste e Oeste dos Estados Unidos, Europa e América Latina. 

 

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