Por Renan Medeiros, interino*
Deve sair na tarde dessa sexta-feira (7), do Porto de Imbituba, o navio Zambesi, carregado com 15 mil toneladas de eucaliptos de reflorestamento. O carregamento começou na última sexta-feira e é inédito para embarcações do tipo breakbulk (utilizado para o transporte de cargas gerais, soltas ou fracionadas) no Brasil. Até então, todas as exportações de madeira no país eram feitas por navios porta-contêineres.
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Produzida toda em Santa Catarina, a carga tem como destino a província de Fujian, na China. A exportação da empresa MXM Comércio Internacional será utilizada na produção de laminados e compensados. A carga está sendo colocada no convés e nos porões do navio, método inédito no país, de acordo com o Porto de Imbituba.
— Acreditamos que as operações vão se estabilizar em Imbituba, pois há ainda muitas oportunidades de negócios na área florestal e madeireira entre Brasil e China. A demanda lá só aumenta, então é importante Santa Catarina já sair na frente e continuar preparada, porque tem muita coisa boa para acontecer nos próximos anos — projeta o Antônio Guimarães Neto, diretor da Simetria Logística, responsável pela operação.
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