Além do cuidado tradicional à saúde do homem adulto, as atividades do Novembro Azul em Criciúma terão novidades este ano, o chamado Novembrinho Azul. Crianças e adolescentes estarão contemplados nos atendimentos, desde os casos onde são necessárias intervenções cirúrgicas como a fimose, até a vacinação contra o HPV para o público de 11 a 14 anos, que antes era direcionada somente para as meninas. Esses e outros atendimentos estão disponíveis no Dia D realizado nesta quarta-feira, 7, e ao longo de todo o mês de novembro.

Continua depois da publicidade

Para o dia de hoje, a Secretaria Municipal de Saúde de Criciúma ampliou o horário de atendimento das 48 unidades básicas de saúde, que funcionarão até as 21h. A secretária de Saúde Francielle Gava explica que a intenção é contemplar uma parcela de homens que não consegue procurar o serviço de saúde em horário comercial. A ideia também é oportunizar um ambiente diferenciado com rodas de conversa, para que o público masculino deixe de lado alguns preconceitos e cuide da própria saúde.

As atividades do Novembro Azul buscam conscientizar sobre doenças masculinas, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata. Testes rápidos para hepatite B, C, HIV e sífilis estão entre as atividades. A campanha da vasectomia também está em vigência em todas as unidades, e para os meninos, os pais ou responsáveis pode buscar atendimento para casos de criptorquidia, quando um ou ambos os testículos não completam a descida normal até o escroto, hidrocele, varicocele, entre outras questões que envolvem o sistema reprodutor masculino.