O quarto relatório do Instituto do Meio Ambiente (IMA) de Santa Catarina apontou três pontos impróprios para banho no litoral Sul. A mudança está nos locais, já que Balneário Rincão saiu da lista e Jaguaruna entrou. Passo de Torres e Arroio do Silva continuam com um ponto impróprio desde o primeiro relatório, publicado no início do mês.
Continua depois da publicidade
Em Jaguaruna, o canal do Camacho, próximo à ponte, apresentou volume de coliformes fecais acima do limite permitido, que são bactérias que podem causar problemas de saúde. Em Passo de Torres, o ponto com problema continua sendo o braço morto do Rio Mampituba, próximo à ponte, e em Arroio do Silva o local é a Praia do Arroio, perto da foz. As amostras foram nesses pontos foram coletadas nos dias 26 e 27 de dezembro.
Do extremo Sul do Estado até a divisa com Garopaba, Araranguá, Balneário Gaivota, Balneário Rincão, Laguna e Imbituba não tiveram nenhuma amostra de água considerada imprópria.
O IMA realiza coletas e análises em 219 pontos dos 500 quilômetros da costa catarinense. De acordo com o relatório, 75,8% dos pontos analisados estão próprios para banho no Estado. O estudo completo está no site do Instituto.
Continua depois da publicidade