Mais do que um ponto turístico de Laguna, a Fonte da Carioca já faz parte do cotidiano de quem mora na cidade. Muitas famílias procuram o local para abastecer as bombonas de água, porém uma análise de qualidade obrigou a prefeitura a fechar a fonte por tempo indeterminado. Foram encontrados sólidos dissolvidos na água, vindos da vegetação ao redor, o que deixa o PH abaixo do indicado.
Continua depois da publicidade
Segundo o presidente da Fundação Lagunense de Meio Ambiente, Patrick de Souza, a água não chega a ser imprópria para consumo, pois não foram encontrados coliformes fecais, por exemplo. Porém, até que uma nova análise seja concluída pela Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan), o local está fechado para manutenção. O entorno passará por limpeza e roçada, para que receba ainda melhor quem visitar a fonte após a reabertura.
Uma empresa também deve ser contratada pela prefeitura para fazer a limpeza da tubulação. A análise da potabilidade da água deve ficar pronta na semana que vem, e de metais pesados em pelo menos 20 dias. A Fonte da Carioca foi construída em 1863 e fica no Centro Histórico de Laguna.
