Por Renan Medeiros, interino*
A decisão da Duratex de encerrar a produção de chuveiros elétricos na fábrica da Hydra (antiga Thermosystem), em Tubarão, levou à demissão de 220 trabalhadores. Eles foram informados na quinta-feira e receberam o aviso prévio indenizado. O número derruba a lenta retomada na geração de empregos no ano na Cidade Azul. De janeiro a setembro, houve a criação de 295 novos postos de trabalho.
Continua depois da publicidade
A indústria de transformação, responsável por 159 desses novos postos, volta a ter um saldo negativo em 2018. A última vez que o setor encerrou um ano com saldo positivo em Tubarão foi em 2013.
O gerente industrial da Hydra, Rogério Rodolfo de Souza, reiterou ao prefeito, Joares Ponticelli (PP), e ao presidente da Associação Empresarial de Tubarão (Acit), Edson Martins Antonio, que o centro de distribuição será mantido na cidade para não prejudicar o atendimento ao mercado consumidor no Sul do Brasil. Com isso, 100 empregos serão preservados.
De acordo com o representante da empresa, a unidade de Tubarão estava operando com apenas um terço da capacidade. A produção será toda concentrada em Aracaju (SE), fábrica que conta com aproximadamente 750 funcionários.
Continua depois da publicidade
A Acit se colocou à disposição para encaminhar os currículos dos 220 profissionais demitidos a empresas da região. O gerente da Hydra elogiou a qualificação desses trabalhadores e disse que os indicadores de produtividade são positivos.
